Porto Rico

9º SGBI lança relação de atendimentos na Costa Noroeste da “Operação Verão Paraná – Viva a Vida 2021/22”

O 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) de Paranavaí lançou um relatório na manhã desta segunda-feira (27), sobre os resultados referentes a “Operação Verão Paraná – Viva a Vida 2021/22” na costa Noroeste.

De acordo com o Tenente Victor Kamei, relações públicas da corporação, desde o início da operação, no último dia 9 de Dezembro, até o último sábado (25), foram registrados 2.239 atendimentos na costa noroeste, entre eles; 1.707 orientações a banhistas, 624 advertências, três resgates de pessoas, dois resgates de embarcações, uma lesão física, e dois problemas clínicos.

As ações previstas para a temporada de verão visam reforçar a atuação dos órgãos públicos para atender as demandas do cidadão, além de oferecer segurança e tranquilidade para os momentos de lazer nas praias de água doce.

Pela Segurança Pública, o reforço na região das prainhas será mantido até a semana posterior ao Carnaval. No período, profissionais das polícias Civil e Militar, e do Corpo de Bombeiros, reforçarão suas atividades diárias de patrulhamento ostensivo, investigação, fiscalização e proteção ao cidadão.

A integração das polícias com as demais secretarias e instituições permitirá uma otimização dos trabalhos desenvolvidos em prol da segurança e do lazer do cidadão. Áreas como Saúde e Esporte, por exemplo, estarão conectadas com as ações de fiscalização coordenadas pela Segurança Pública para o combate à pandemia.

Da mesma forma, a integração das forças policiais estaduais e federais com os órgãos que cuidam das rodovias serão de suma importância para que a ordem seja mantida. A grande movimentação de pessoas prevista para as festas de fim-de-ano, em qualquer região do estado, convergem no trânsito pelas BRs e PRs, e sem os pedágios a responsabilidade recaiu sobre o Estado.

O planejamento das polícias Militar, Civil e Científica inclui um reforço no efetivo de profissionais em todas as praias (Interior ou Litoral) para aumentar a presença ostensiva, com estruturação também da Polícia Judiciária nas delegacias. O Departamento Penitenciário, por sua vez, terá equipes para fazer o monitoramento de pessoas que possuam tornozeleira eletrônica e adotará gestões para evitar lotação de cadeias em todo o Estado, porém com foco nas regiões Noroeste e Leste, onde há uma maior movimentação de pessoas por conta das praias e locais de lazer.

PREVENÇÃO – As praias contam com guarda-vidas civis e militares do Corpo de Bombeiros, com foco no trabalho de prevenção a afogamentos, e resposta rápida em casos de busca e resgate, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio. “Na Costa Noroeste, a ação dos bombeiros será semelhante ao Litoral. Muito do trabalho que realizaremos durante a temporada já acontece no dia a dia, o que mudará é a intensidade do reforço, com mais efetivo aplicado nestas atividades vitais”, afirmou o chefe de Estado-Maior do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar, major Rodrigo Massayuki Nakamura.

Fonte: Paranavaí em Destaque

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.