Profissionais em destaque

A avaliação Física e sua importância para atingir seus objetivos

"É uma ferramenta importante na prescrição de exercícios físicos e auxilia na evolução do treinamento e potencializa os resultados"

Fonte da Imagem: Negócio Pilates

A avaliação física é uma ferramenta importante na prescrição de exercícios físicos, pois auxilia na evolução do treinamento e potencializa os resultados. É por meio de testes que o avaliador identifica possíveis fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, composição corporal, medidas de circunferências( cintura e quadril) e variáveis funcionais como a capacidade aeróbica, anaeróbica, força e flexibilidade, bem como aspectos posturais que juntas colaborarão para uma maior exatidão para nortear o tipo de treinamento que o indivíduo deve realizar.

Para realização desse procedimento segue um protocolo, das quais podemos destacar a anamnese que trata-se de um questionário detalhado dos seus hábitos de vida. Aspectos sobre o histórico físico, como por exemplo se praticou ou não atividade física e qual o tipo que mais se identifica. Outros pontos são importantes nessa fase como investigar o histórico clínico, como fatores de risco coronariano, cirurgias.

Na segunda parte é que avalia os aspectos morfológicos e estéticos do indivíduo, conhecemos como testes antropométricos, que inclui medidas de peso, estatura, circunferências (abdômen e coxas), percentual de gordura corporal, massa magra, que são realizados por meio das medidas das dobras cutâneas e a óssea por meio do paquímetro. Geralmente nessa fase o avaliador costuma fazer uma avaliação postural, identificando possíveis desvios da coluna ombros, joelhos, pés, vícios posturais, assimetrias e desequilíbrios musculares.

Na terceira fase podemos destacar o uso de testes físicos para quantificar o nível de aptidão física para melhor prescrever o treino e estabelecer metas. Geralmente os testes mais comuns são o teste de capacidade cardiorrespiratória que trata-se da realização de teste de esforço, geralmente submáximo, que consiste em andar/correr (esteira) ou pedalar (bicicleta ergométrica) em esforço crescente com monitoramento da atividade do coração, para descobrir como anda sua aptidão aeróbica.

Outro teste muito comum tem o objetivo de avaliar a capacidade neuromotora, tanto no quesito força pura, resistência muscular e flexibilidade e consciência corporal e coordenação motora na execução dos movimentos.

Portanto, a força e mensurada por meio de um equipamento chamado dinamômetro, que afere a capacidade que o indivíduo tem de vencer uma determinada resistência. No entanto para avaliar a força de resistência são executados movimentos repetidos como flexão de braço, abdominais, flexão na barra, salto vertical, salto horizontal, escalada na corda e o teste de repetição máxima. Mas a bateria de teste a ser escolhida depende do o objetivo do avaliado.

Ao avaliar a flexibilidade o avaliador pode usar 3 métodos diferentes, o primeiro e mais simples e menos oneroso é pedir ao aluno que faça a flexão de troco e alcance os pés, o outros e por meio do banco de wells que contem marcações em centímetros e por fim existem o goniômetro e o flexometro.

Para avaliar o indivíduo no que se refere a coordenação motora, observa-se que pode-se utilizar, o afundo e o agachamento segurando um bastão com os braços acima da cabeça com os cotovelos em extensão, a forma de quantificar seria por meio do números de acertos ou erros durante o movimento.

Na última fase o avaliador conversa com o avaliado e explica os resultados obtidos e classifica o nível de aptidão física do paciente, bem como direciona os componentes que devem ser melhorados, com isso se tem uma maior precisão na prescrição do treinamento.

Portanto para otimizar os resultados deve-se procurar um profissional de Educação Física para avaliar a sua real condição física para direcionar qual a atividade e tipo de treino deve ser realizado para se atingir os objetivos propostos . Por isso convido os caros leitores, para antes de praticar alguma atividade física faça uma avaliação física, a Reabilitar Clínica e Fitness oferece esse serviço.

Fonte: Marcelo de Assis

Conheça o Profissional 

Graduado em Educação Física (Licenciatura-Unespar/bacharel-Dom Bosco), Especialista em Educação Física com ênfase em Fisiologia do Exercício (Fatecie), Pós graduação em Lato Sensu em Personal Training (Uninter), Registro Profissional do conselho de Educação Física: 022714-G/PR, Personal Trainer,  Prof. de natação, Consultorias online, preparação física  p/concurso público.

Perfil do Facebook: Marcelo Assis

Telefone para contato: (44) 9.9828-3187

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.