Brasil

Alistamento militar obrigatório é prorrogado até 31 de agosto

De acordo com o Exército Brasileiro, o prazo foi prorrogado devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Alistamento deve ser feito, preferencialmente, pelo site.

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto prorrogando até 31 de agosto o prazo para alistamento militar este ano. O prazo final original era amanhã (30). No caso de brasileiros naturalizados ou por opção, o prazo para apresentação obrigatória para o alistamento será de 60 dias, informou, em nota, o Ministério da Defesa.

De acordo com o ministério, a medida é necessária “considerando que, em função da pandemia da covid-19, vários municípios seguem com suspensão de atendimento ao público nas juntas de Serviço Militar”.

A pasta disse que a suspensão no atendimento público dificulta o alistamento de diversos jovens carentes que não possuem acesso à plataforma digital. “Prorrogação semelhante foi feita no ano passado, trazendo benefícios aos conscritos e garantindo a qualidade da seleção geral”, disse o ministério.

As Forças Armadas do Brasil anunciaram nesta quarta-feira (30) que vão prorrogar por mais 60 dias o prazo para o alistamento militar obrigatório. Com a determinação, os jovens que completam 18 anos no ano de 2021 tem até o dia 31 de agosto para regularizarem a situação com a Defesa Nacional.

De acordo com o Exército Brasileiro, o prazo do alistamento obrigatório foi prorrogado devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Um levantamento feito pelas Forças Armadas avaliou que o número de alistamentos em 2021 estava abaixo do esperado.

“Ampliamos o prazo para poder oportunizar o jovem a realizar o alistamento obrigatório. Julgou-se interessante, devido à pandemia, ampliar o prazo por 60 dias”, explicou o tenente-coronel Jaime de Sousa, chefe da sessão de serviço militar da 8ª Região.

As Forças Armadas orientam que o alistamento seja feito, preferencialmente, de forma online. Novos registros são aceitos pelo site, ou pelos aplicativos do Exército Brasileiro nas plataformas Android e IOS. Caso o jovem não tenha acesso à internet, ele deve procurar a junta militar mais próxima para regularizar a situação.

O alistamento militar para jovens a partir de 18 é obrigatório no Brasil. Quem não se apresentar às Forças Armadas, ficará em débito com o serviço militar e estará sujeito à penalidades, como ingresso em concursos públicos e matrículas em instituições de ensino.

Fonte: Agência Brasil e G1

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.