CCI começa a recadastrar idosos e se prepara para retomar atividades

Ainda não há data para o reinício das oficinas e as atividades físicas, recreativas, culturais e de entretenimento

Com o abrandamento da pandemia da Covid-19, verificado através da redução de casos, internações e óbitos, e o avanço da vacinação (as estimativas são que mais de 85% da população alvo da imunização em Paranavaí já receberam a primeira dose e quase 40% a segunda dose), o Instituto Maurício Gehlen (IMG) começa a se preparar para retomar as atividades do Centro de Convivência do Idoso. E o primeiro passo será dado esta semana, com o início do recadastramento de quem já frequentava o CCI.

“Depois de ouvir médicos especialistas e autoridades da vigilância sanitária e nos reunir com a diretoria do Instituto, entendemos que era hora de começar a nos preparar para retomar as atividades. Ainda não temos data definida para começar, mas o primeiro passo é saber quem quer voltar às atividades. Então, vamos começar fazendo um recadastramento de quem já participava das atividades. Depois passaremos para os novos interessados”, disse o empresário Maurício Gehlen, presidente fundado do Instituo que leva seu nome, que é o mantenedor do CCI.

O CCI suspendeu suas atividades no dia 17 de março do ano passado, pois todo o seu público (pessoas acima de 60 anos) faz parte do grupo de risco. Na ocasião, além de suspender as atividades, o Instituto colocou as dependências do Centro à disposição da Santa Casa de Paranavaí, para ser utilizada como um espaço de repouso aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente e temiam voltar para casa e contaminar a sua família.

Quando começou a vacinação, as instalações do CCI foram colocadas à disposição da Prefeitura de Paranavaí para, se necessário, ser transformada num ponto de vacinação das pessoas acima de 60 anos.

Outra ação do Instituto durante a pandemia foi a criação da Cozinha do Amor, que prepara e distribui marmitas às segundas-feiras. Elas são distribuídas nas três geladeiras solidárias do IMG: em frente ao CCI, na Vila Operária e no Sumaré, aos trabalhadores da cooperativa de recicladores, do aterro sanitário e diretamente para alguns necessitados. Já foram distribuídas 9 mil unidades.

Em maio deste ano, ainda por conta da pandemia, foi lançado o projeto CCIA + Perto de Você. Este projeto consiste na realização de lives nas manhãs de sábados, com orientação de atividades físicas. “O nosso objetivo é dar qualidade de vida aos vovôs e vovós, muitos deles abalados psicologicamente pela falta de convivência e outros regredindo fisicamente pela falta de atividade por causa da pandemia”, disse na época o presidente Maurício Gehlen. Além das aulas de atividade físicas apropriadas para pessoas acima de 60 anos, as lives levam outras informações de interesse dos frequentadores do CCI.

NOVO NORMAL – O recadastramento dos alunos do CCI começará nesta quinta-feira, dia 9. Das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, serão recadastrados os alunos com 61, 6e e 63 anos. E na sexta-feira, no mesmo

horários serão recadastradas as pessoas com 64 e 65 anos. Basta levar um documento e a carteira de vacinação com as datas de quando recebera as duas doses do imunizante. Na ocasião, o interessado deverá informar qual atividade tem interesse em praticar.

Com base no fluxo de pessoas, esta escala poderá ganhar mais ritmo ou se tornar mais lento. “Não sabemos como vai acontecer. Então estes dois dias serão também uma forma de avaliar o melhor formato para fazer o recadastramento”, explica a coordenadora dos programas sociais do IMG, Beatriz Gehlen.

Ela informa que ainda não foi definida quando vai começas as atividades e nem a forma de funcionamento. “Estamos vivendo um novo normal. Estamos buscando orientações técnicas sanitárias. Ainda não sabemos se poderemos voltar com todas as atividades e quantas pessoas poderemos atender. Isto vamos definir ao longo deste mês”, complementou ela.

Colaboração Jorge Roberto

Fonte: Paranavaí em Destaque

Sair da versão mobile