Profissionais em destaqueSem categoria

Complicações cutâneas desenvolvidas em pacientes internados por covid-19

Saiba quais complicações cutâneas pacientes admitidos por Covid-19 tem desenvolvido

Falando das inúmeras complicações que os pacientes admitidos em enfermarias e UTI por Covid-19 desenvolvem. Umas das sequelas frequentes tem sido o surgimento de úlceras por pressão, também chamada de úlcera de pressão ou lesão por pressão, e pode acometer outras regiões do corpo. É uma ferida que se dá pela permanência prolongada na mesma posição.

fonte: canva app

As regiões afetas do corpo sofrem rupturas cutâneas, chegando ter contato com proeminências ósseas. Os locais comuns do aparecimento das lesões costumam ser atrás da cabeça, nas costas, nas laterais do quadril, nas nádegas, calcanhares e na região sacral, sendo a região com mais frequência.

O tratamento de maneira preventiva pode ser feita através da mudança frequente de decúbitos, isto é, da mudança da posição do corpo de 2 em 2 horas. Além disso, o uso de almofadas ou de um colchão chamado popularmente de casca de ovo, de ar, também pode ajudar a reduzir bastante o risco de ter uma úlcera de pressão.

Durante o tratamento da lesão, um plano de cuidado e cicatrização para a lesão precisa ser elencado, além de orientações básicas de higiene local, ingestão de alimentos, pois alguns podem ser agressivos e aumentam o processo inflamatório, dificultando a cicatrização da ferida.

Importante que um profissional habilitado para o tratamento de feridas como essas faça o acompanhamento, e em equipe, seja realizado o cuidado integral para o tratamento da lesão, e assim acelerar o processo de cicatrização, evitando outras complicações à saúde do paciente.

 

Fonte: Vanessa Neckel Derin

Enfermeira, graduada pela Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranavaí em 2016; Especialista em Administração hospitalar pela Unopar em 2020; Atualmente, Mestranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá; Especialização em Estomaterapia em andamento; Docente Colaboradora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná e Enfermeira Autônoma no Atendimento Domiciliar, Tratamento de Feridas e Consultoria  para Enfermeiros no ramo de Empreendedorismo.

Contatos:
WhatsApp/ Cel.: (44) 99986-5812
Instagram: @enfermeiravanessaneckel 
Facebook: enfermeiravanessaneckel

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.