Corpo de bombeiros registra 26 incêndios ambientais nesta semana em Paranavaí
A região noroeste do estado do Paraná, tem sofrido nos últimos meses com a estiagem e a falta de chuva, o que tem ocasionado um grande problema de incêndios ambientais.
De acordo com o 9º Subgrupamento de Bombeiros Independentes de Paranavaí (SGBI), somente nesta semana foram registrados 26 ocorrências em vegetação em matas na cidade, um número considerado elevado e atípico devido a estiagem.
Os locais onde os incêndios foram combatidos, geralmente estão ligados com pastagens, como no caso da Mata, próximo ao instituto Maurício Ghelen, mata do Jardim Simone, mata próximo a SPAP, associação São Lucas e diversos terrenos a beira da rodovia.
O incêndio ambiental, é a propagação do fogo, em áreas florestais e de savana (cerrados e caatingas), normalmente ocorre com freqüência e intensidade nos períodos de estiagem e está intrinsecamente relacionada com a redução da umidade ambiental.
Os incêndios podem iniciar-se de forma espontânea ou ser conseqüência de ações e/ou omissões humanas, mas mesmo nesse último caso, os fatores climatológicos e ambientais são decisivos para incrementá-los, facilitando sua propagação e dificultando seu controle.
Fonte: Paranavaí em Destaque