Os tapetes são elementos de decoração muito utilizados nas residências atualmente. Ele embeleza o espaço e traz algumas nuances de conforto e aconchego, seja pela sensação do tato ou pela aparência que traz ao ambiente.
Eles podem ser a peça chave para amarrar todo o ambiente e deixa-lo unificado e integrado, mas, também, pode ser o ponto de partida para a definição de todo seu contexto (combinação de cores, móveis, layout, etc.)
Como quase tudo na decoração, eles trazem inúmeras alternativas de uso, porém, gera muitas dúvidas em como utilizá-lo. Os motivos para usar tapetes são muitas vezes subjetivos, mas, podemos citar quatro funções técnicas para os tapetes:
- Traz sensação de aconchego e alegria em sentir um chão macio;
- Esconde imperfeições do piso ou algum revestimento que não tenha agradado;
- Pode ser utilizado para hierarquizar o espaço ou até delimitá-lo;
- Ajuda a melhorar as condições de conforto térmico e acústico.
Existem inúmeras cores, formas, tamanhos e estampas para os tapetes, o que torna, de certa forma, difícil de escolher um. Porém, algumas características dos ambientes podem ajudar nessa decisão:
- Para ambientes de maior circulação é aconselhado tapetes de pelos baixou ou sem pelos;
- Para espaços com móveis pesados, os modelos sem pelo, também, são os aconselháveis;
- Para locais onde os móveis são grandes, opte por modelos lisos, já que os desenhos ficariam escondidos pelo mobiliário.
O ideal é que o tapete acompanhe o formato do espaço, ou seja, para ambientes retangulares, utilize tapetes retangulares, e para ambientes quadrados, use tapetes ou quadrados ou circulares. Caso tenha um piso que ache lindo e não queira esconde-lo completamente mas quer um tapete, busque por modelos vazados. Outro recurso que podemos utilizar, é a combinação de dois ou mais tapetes diferentes, que pode trazer um certo dinamismo e uma quebra de monotonia em um ambiente.
O posicionamento é uma das grandes dúvidas da maiorias das pessoas. O correto é utilizar tapetes que englobem em suas dimensões o mobiliário do seu entorno. Podemos citar como exemplo uma sala de jantar. Nela, o tapete ideal seria um que seja maior que a mesa e as cadeiras juntas, passando pelo menos 40 cm das bordas das cadeiras, seguindo o formato da mesa (se quadrada, utilizar tapete quadrado, se retangular, use tapete retangular, etc.), como explicitado na imagem a seguir.
Seguindo essas dicas e seguindo as recomendações do seu projetista, fica mais fácil escolher um modelo e utiliza-lo corretamente no ambiente desejado, e, assim, compor uma decoração esteticamente bonita e tecnicamente correta.
Fonte: Christian Gelati
Arquiteto e Urbanista, graduado pela UniCesumar (Centro Universitário de Maringá) em 2016; Especialista em Projeto de Interiores e Iluminação pela UniCesumar em 2019; Atualmente, arquiteto responsável pelo escritório Christian Gelati – Arquitetura e Urbanismo, localizado na Av. Martin Luther King nº 2853, em Paranavaí-PR.
Contatos:
WhatsApp/ Cel.: (44) 99860-3311
Instagram: @arqchristiangelati
Facebook: Facebook.com/arqchristiangelati
Site: https://arqchristiangelati.wixsite.com/arqchristiangelati
E-mail: [email protected]