Disque 100 principal canal de denúncia contra abuso e exploração de crianças e adolescentes
18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes, há vários canais de atendimento, mas o principal deles é o Disque Direitos Humanos, mais conhecido como Disque 100.
O Disque Direitos Humanos é um serviço de utilidade pública e destinado a atender gratuitamente pessoas em situação de violência em todo o país. Operando 24 horas por dia, sete dias por semana, o Disque 100 oferece um canal de comunicação confidencial e seguro para que pessoas em situação de violência possam buscar ajuda e a população possa denunciar qualquer forma de abuso.
O Disque 100 vai além de simplesmente receber denúncias. A central também dissemina informações sobre direitos humanos, amparo legal, a rede de atendimento e acolhimento, constituindo importante instrumento para orientação de políticas públicas transversais na defesa dos direitos humanos no Brasil. Nesse sentido, um dos aspectos mais importantes do Disque 100 é a sua abrangência na recepção de denúncias.
Um levantamento feito pelo Conselho Tutelar aponta que só neste ano de 2024, já foram registrados e atendidos 18 casos de abuso e exploração sexual infantil em Paranavaí. Em 2023 foram registrados 62 casos.