Profissionais em destaque

Impactos gerados na saúde do idoso devido a infantilização

Você já ouvir falar sobre a infantilização em idosos?

Quando perguntamos à um adulto sobre o que é velhice para ele, costumamos ter muitas respostas, dentre elas sempre encontramos algumas do tipo “é um adulto que volta à ser criança”, mais seria correto dizer isso?

Não! de forma alguma, essa denominação ao idoso deve ser banida, tanto nos vocabulários, quanto na prática, pois a infantilização traz muitos impactos à saúde dos idosos, tanto na saúde mental, na física e psicossocial. Digamos que toda maturidade e história vivida por esse idoso quando adulto fosse apagada.

fonte: canva

A infantilização do idoso é um mal que pode fazer com que os idosos se sintam diminuídos e tenham sua autoestima severamente afetada, e consequentemente a resposta é negativa quanto a rotina de um idoso.

O sentimento de inutilidade avança com o envelhecimento, e a infantilização contribui para que o  impacto negativo seja ainda maior.

Verbalizar comandos como: “sua caminha está pronta”, ou dizer à um ex atleta se ele gostaria de brincar de bolinha, é colocar de lado todo o cognitivo, autonomia, respeito e independência de uma vida inteira

Pode até ser dito como exagero e até piada, mas infelizmente, é o que familiares e até profissionais de saúde fazem com certa frequência ao tratar idosos como crianças, desconsiderando escolhas e opiniões, retirando a autonomia e os excluindo de conversas e discussões importantes.

Esses são apenas alguns dos principais pontos que envolvem o que se entende como a infantilização do idoso, e vivemos tempos em que à saúde dos idosos tem sofrido grandes impactos devido ao período pandêmico pelo coronavírus, estão precisamos alertar a sociedade sobre quão importantes são suas pequenas atitudes no cuidado com idosos, e o prejuízo despercebido que a saúde dos idosos sofrem.

Fonte: Vanessa Neckel Derin

Enfermeira, graduada pela Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranavaí em 2016; Especialista em Administração hospitalar pela Unopar em 2020; Atualmente, Mestranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá; Docente Colaboradora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná e Enfermeira Autônoma no Atendimento Domiciliar ao Idoso e Consultoria  para Enfermeiros no ramo de Empreendedorismo.

Contatos:
WhatsApp/ Cel.: (44) 99927-2463
Instagram: @enfermeiravanessaneckel 
Facebook: enfermeiravanessaneckel

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.