Profissionais em destaque

Maquete Eletrônica

Descubra o que são e para que servem as maquetes eletrônicas

No artigo anterior (Serviços de Arquitetura), conhecemos os principais serviços ofertados por Arquitetos no mercado. Dentre os citados, temos as maquetes: modelos tridimensionais físicos ou virtuais, em menor escala, da edificação a ser construída. Sua finalidade é nos dar uma prévia de como será a construção quando finalizada.

As virtuais, chamadas de maquetes eletrônicas, são feitas por computador, através de modelos gráficos 3D, resultando em imagens foto-realísticas ou o mais próximo disso. Seu processo de desenvolvimento, geralmente acontece durante a fase de projeto de uma edificação. As maquetes eletrônicas permitem uma maior agilidade na produção do projeto, além de permitirem alterações tanto no projeto quanto na própria maquete, seja para adequar alguns pontos insatisfatórios esteticamente quanto para identificar problemas que podem gerar transtornos no momento da execução. Existem duas etapas principais na produção de uma maquete eletrônica.

A primeira etapa é a modelagem 3D. Essa etapa transforma o projeto arquitetônico em um modelo 3D com a aplicação de texturas e detalhes especificados em projeto. Nessa fase conseguimos uma pré-visualização do resultado final.

A modelagem 3D é um elemento estrutural e serve de base para o resultado final da maquete eletrônica. É nele que todos os detalhes físicos da edificação são construídos e aplicados para gerar o resultado final.

Após a modelagem 3D, temos a segunda e última etapa da produção da maquete eletrônica: a renderização. A renderização consiste na configuração e aplicação de detalhes realistas aos materiais como reflexão, refração e relevo, e temos a introdução de elementos como a luz e sombra ao modelo. Estas configurações permitem que geramos imagens foto-realísticas nos permitindo visualizar uma prévia de como será a aparência do projeto após a finalizado a execução.

Por fim, das maquetes eletrônicas, são geradas fotos e/ou vídeos de apresentação da edificação, mostrando suas características físicas e estéticas, evitando insatisfações com o resultado final construído.

Fonte: Christian Gelati

Arquiteto e Urbanista, graduado pela UniCesumar (Centro Universitário de Maringá) em 2016; Especialista em Projeto de Interiores e Iluminação pela UniCesumar em 2019; Atualmente, arquiteto responsável pelo escritório Christian Gelati – Arquitetura e Urbanismo, localizado na Av. Martin Luther King nº 2853, em Paranavaí-PR.

Contatos:
WhatsApp/ Cel.: (44) 99860-3311
Instagram: @arqchristiangelati
Facebook: Facebook.com/arqchristiangelati
Site: https://arqchristiangelati.wixsite.com/arqchristiangelati
E-mail: arqchristiangelati@gmail.com

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.