Paranavaí

Nesta quarta-feira, equipes dos CAPS de Paranavaí fazem ação especial em alusão ao Setembro Amarelo

Estamos no mês internacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. No Setembro Amarelo, que acontece no Brasil desde 2014, são desenvolvidas ações de alerta para a população sobre a realidade do suicídio em todo o mundo e quais as formas de prevenir esses casos. Este ano, o tema da campanha nacional é “Agir salvar vidas”, incentivando o diálogo aberto para ajudar as pessoas que pensam em suicídio.

Em Paranavaí, as equipes dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS II, CAPS i e CAPS-AD) vão realizar uma ação especial em alusão ao Setembro Amarelo. A atividade está marcada para acontecer na próxima quarta-feira, dia 22, das 8h às 17h, no pátio da Prefeitura. As equipes de psiquiatras, psicólogos e enfermeiros dos CAPS farão um dia de acolhimento e orientação com a população, ouvindo as pessoas que estiverem em sofrimento mental, tirando dúvidas de amigos e familiares e fazendo o encaminhamento de casos que precisarem de ajuda especializada.

“Precisamos orientar e conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio, por isso, neste mês de setembro, nós concentramos os nossos esforços na prevenção efetiva. A morte por esta causa é uma emergência médica e pode ser evitada através do tratamento adequado dos transtornos mentais de base”, explica a coordenadora do CAPS i, Renata Kimura.

Estatística – O suicídio é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) um problema de saúde pública, especialmente se considerarmos a situação do tabu e do aumento no número de vítimas de suicídio ano a ano. Pelos números oficiais, os casos registrados no Brasil passam de 13 mil óbitos por ano, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações.

Estudos apontam que em mais de 98% dos casos, o suicídio foi causado por transtornos mentais não tratados corretamente ou não identificados/acompanhados. Cerca de 96,8% estão relacionados à depressão e ao transtorno bipolar. Esse cenário preocupante serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante para a saúde pública.

O CVV (Centro de Valorização da Vida) presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Basta ligar para o número 188 (disponível 24 horas e sem custo de ligação).  Mais informações também podem ser obtidas no site www.setembroamarelo.org.br 

Fonte: Paranavaí em Destaque

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.