Profissionais em destaque

O que precisa saber antes de iniciar uma reforma

Veja o que se perguntar antes de iniciar uma reforma

Uma reforma, por muitas vezes, pode ser considerada confusa ou interminável. São tantos detalhes a se considerar que acabamos nos perdendo e, quando não está tudo muito bem planejado, esquecemos de algumas coisas que consideramos importantes para nos sentirmos satisfeitos com os resultados.

renovation concept – apartment before and after restoration or refurbishment –

Para que consigamos nos organizar melhor, existem algumas perguntas que devemos nos fazer, a fim de gerar um planejamento estruturado e consciente.

A primeira pergunta a se fazer é: O que você gostaria de mudar no espaço? Essa perguntar nos permite elencar quais os pontos problemáticos que serão o alvo da reforma. Ademais a isso, permite uma reflexão sobre resultado desejado a fim de uma visualização prévia do que se propõe alcançar com a reforma.

O segundo ponto a se pensar é: O que gostaria de manter no espaço atual? Assim como a primeira, essa pergunta ajuda a organizar melhor as ideias para o ambiente, mas, desta vez, permite visualizar os pontos que são positivos no ambiente existente e que não são precisos modificar. Essa questão, também permite um planejamento econômico melhor, já que tudo que será mantido, não será um gasto na reforma.

Após respondidas as primeiras perguntas, chegou a hora da parte financeira com o seguinte questionamento: Quanto posso gastar com a reforma? Nessa etapa, um planejamento minucioso é muito importante a fim de chegar em um orçamento realista, estável e preciso, por isso, é sempre importante um projeto de reforma bem detalhado e especificado feito por um profissional habilitado. O projeto detalhado possui todos os dados necessários para quantificar materiais e mão-de-obra, assim, é imprescindível para obter um resultado que se encaixa em um custo máximo estipulado.

Ademais a isso, teríamos que perguntar: Por onde começar a obra? Um planejamento de obra também é importante para reformas, e ajuda a obter um resultado final mais fiel tanto ao projeto quanto ao orçamento. De maneira geral, o projeto já nos dá todas as informações necessárias para executar o projeto, porém, não vem com um manual de o que será feito antes e o que virá depois. Neste ponto, o melhor a se fazer é continuar com a ajuda profissional de um arquiteto, de preferência o mesmo que produziu o projeto ou da mesma equipe, para que sejam executados todos os passos necessários para geral o resultado almejado, assim, conseguindo evitar contratempos desnecessários e resultados indesejados.

Com tudo isso que falamos aqui, foi possível concluir que para fazer uma reforma é preciso que saiba quais pontos do ambiente serão modificados e quais serão mantidos, a fim de conseguir planejar a reforma através de um projeto detalhado, gerando um orçamento estruturado e realista, para que, com a ajuda de profissionais habilitados, seja possível obter o resultado desejado.

Fonte: Christian Gelati

Arquiteto e Urbanista, graduado pela UniCesumar (Centro Universitário de Maringá) em 2016; Especialista em Projeto de Interiores e Iluminação pela UniCesumar em 2019; Atualmente, arquiteto responsável pelo escritório Christian Gelati – Arquitetura e Urbanismo, localizado na Av. Martin Luther King nº 2853, em Paranavaí-PR.

Contatos:
WhatsApp/ Cel.: (44) 99860-3311
Instagram: @arqchristiangelati
Facebook: Facebook.com/arqchristiangelati
Site: https://arqchristiangelati.wixsite.com/arqchristiangelati
E-mail: arqchristiangelati@gmail.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.