Observatório Social lança nesta terça-feira o projeto Academia Legislativa
Projeto tem apoio da OAB, Conselho de Segurança, Câmara Municipal e Unipar. Objetivo é buscar o desenvolvimento
O Observatório Social de Paranavaí lança nesta terça-feira, dia 31, às 19 horas, o projeto Academia Legislativa – Disseminando a Cidadania Fiscal. A proposta que é que estudantes de Direito acompanhem os trabalhos da Câmara Municipal, especialmente as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
De acordo com a proposta do projeto, assinado pelo presidente do Observatório, Rodolfo Pomin, a intenção é os acadêmicos “analisar a constitucionalidade, viabilidade, eficiência e se preenche os requisitos necessários (dos projetos de lei). Na avaliação do presidente o iniciativa vai proporcionar transparência dos atos legislativos, permitir que o acadêmico alie conhecimentos teóricos à prática e, “o principal, será um meio de comunicação para a população se informar sobre o que os vereadores estão criando e/ou votando e que impactam diretamente a vida dos paranavaiense”.
Para a advogada Célia Zanatta, presidente da Subseção da OAB-Paranavaí, parceira do projeto, a proposta “busca uma integração para o maior desenvolvimento da nossa cidade”. Ela frisa que o projeto “não quer e não vai interferir no trabalho do vereador, que tem autonomia e legitimidade para desenvolver seu trabalho de acordo com a sua consciência, afinal ele foi eleito pelo voto popular”.
Acrescenta que “viemos para somar, não para interferir. É o vereador quem detém o mandato. Nosso projeto visa colaborar, contribuir para aperfeiçoar o processo de acordo com os anseios da população de que as leis devam contemplar o bem comum. É uma parceria interessante e inteligente”.
O lançamento do projeto acontecerá às 19 horas no auditório da Unipar.
Fonte: Paranavaí em Destaque
Colaboração Jorge Roberto