Paraná

PM captura 564 pessoas em megaoperação para cumprimento de mandados judiciais em todo o Estado

Número refere-se a período de 23 dias da Operação Bárato, realizada em todo o Estado. A Polícia Militar localizou e encaminhou pessoas com mandados de prisão (adultos) e de busca e apreensão (adolescentes) em aberto. Na região Noroeste, as equipes policiais cumpriram 78 mandados judiciais.

Nos últimos 23 dias, as equipes de unidades da Polícia Militar localizaram 564 pessoas com mandados de prisão (adultos) e de busca e apreensão em aberto (adolescentes) em todo o Estado. Somente na Capital, 104 pessoas foram encaminhadas.

Foto: SESP-PR

O esforço da Polícia Militar em localizar e encaminhar pessoas foragidas da Justiça desencadeou a Operação Báratro, coordenada pelo Centro de Inteligência da Corporação, para reduzir índices de crimes e proporcionar mais segurança à população.

A operação conta com apoio das agências regionais e locais de Inteligência de todas as unidades de área e batalhões especializados.

 

A partir do momento em que a Justiça emite um mandado de prisão ou de busca e apreensão, cabe às forças policiais cumprir a ordem, e é neste sentido que a Polícia Militar atua nesta ação.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o encaminhamento dos foragidos aumenta a segurança da população e evita a sensação de impunidade dos criminosos. “Quando o mandado judicial é emitido e este não é cumprido, gera uma sensação de impunidade e de insegurança para os cidadãos de bem. Por isso atuamos com planejamento e inteligência para localizar essas pessoas”, disse.

O primeiro balanço de 12 dias da operação, divulgado no último dia 19, apontou que a PM havia cumprido 214 mandados em todo o Estado. O empenho das equipes policiais e a estratégia adotada pelas unidades da corporação a partir daí refletiram no aumento dos números – 564 foragidos localizados, um crescimento de 163%.

As regiões que se destacaram no aumento de encaminhamentos de foragidos são o Norte do Estado e os Campos Gerais com, respectivamente, 107 e 94 prisões nos últimos 23 dias. Na região Noroeste, as equipes policiais cumpriram 78 mandados judiciais, e, no Oeste paranaense, foram 74 prisões.

Somente em Curitiba houve 104 encaminhamentos, a maior parte na região Sul da cidade, atendida pelo 13º Batalhão da PM, com 41 prisões no período analisado. A Região Metropolitana da Capital e o Litoral também tiveram, no total, um número expressivo de encaminhamentos pela PM, com 80 mandados judiciais cumpridos.

Outros 27 mandados foram cumpridos por batalhões especializados em diversos regiões do Estado.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.