Profissionais em destaque

Prevenção de úlceras por pressão em pacientes acamados em domicílio

Quais medicas preventivas no surgimento de úlceras por pressão em pacientes acamados em domicílio

As úlceras de pressão, também conhecidas como úlceras de decúbito, escara ou escara de decúbito, são lesões de pele ou partes moles, que se originam, basicamente, de isquemia tecidual. Elas ocorrem, devido a qualquer posição que é mantida pelo paciente durante um longo período de tempo, ocorre geralmente em pacientes acamados.

google imagens

São rupturas que ocorrem na pele especialmente em tecidos onde há sobreposição de uma proeminência óssea, resultante da presença de pouco tecido subcutâneo nessas regiões do corpo.

Pacientes com estado nutricional são propícios a desencadearem este tipos de lesão. Outros fatores que também contribuem para o desenvolvimento destas úlceras, como a idade avançada, traumatismos, incontinência urinária e fecal, infecção, umidade excessiva, pressão arterial e edema.

As regiões mais comuns atingidas são a região sacral e os calcâneos, sendo que aproximadamente 60% das úlceras de pressão se desenvolvem na região sacra.

Vamos ver um pouco sobre como prevenir as ulceras por pressão.

Avaliar diariamente o aparecimento de áreas avermelhadas sobre proeminências ósseas que, quando pressionadas, não se tornam esbranquiçadas;

Observar o aparecimento de bolhas, depressões ou feridas na pele;

Reposicionar o paciente acamado com mobilidade reduzida, no mínimo a cada 2 horas para aliviar a pressão;

Utilizar uma programação sistematizada de mudança de posicionamento;

Orientar e garantir a mobilização do cadeirante em posição sentada a cada 1 hora;

Utilizar itens que possam ajudar a reduzir a pressão, como travesseiros e colchões para redução de pressão, acolchoamento de espuma, e outros;

Garantir um plano nutricional com a quantidade necessária de calorias, proteínas, vitaminas e minerais;

Fornecer e incentivar a ingestão diária adequada de líquidos para hidratação;

São orientações básicas, mais que fazem toda diferença no surgimento de ulceras por pressão em pacientes acamados. Pois lembramos que qualquer abertura na pele é porta para outras infecções, então devemos nos precaver em todos os detalhes em pacientes acamados.

Já que a própria condição de restrição resulta na queda de imunidade e aumento de problemas com à saúde, todo cuidado é preventivo.

Fonte: Vanessa Neckel Derin

Enfermeira, graduada pela Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranavaí em 2016; Especialista em Administração hospitalar pela Unopar em 2020; Atualmente, Mestranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá; Docente Colaboradora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná e Enfermeira Autônoma no Atendimento Domiciliar ao Idoso e Consultoria  para Enfermeiros no ramo de Empreendedorismo.

Contatos:
WhatsApp/ Cel.: (44) 99927-2463
Instagram: @enfermeiravanessaneckel 
Facebook: enfermeiravanessaneckel

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.