Servidores começam mobilização para negociação salarial e de benefícios
Data-base dos servidores foi antecipada para janeiro. Expectativa é de que as reivindicações sejam atendidas
Está marcada para a quinta-feira da próxima semana, dia 10, uma Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranavaí (Sinserpar) para tratar do dissídio coletivo de 2021 e as reivindicações da categoria. O encontro será no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), na Rua Pernambuco, 766, centro. A primeira convocação é para às 19 horas. Não havendo número suficiente, a Assembleia terá início às 19h30 com qualquer número de associados, como prevê o estatuto.
Segundo o presidente Gabriel dos Santos Luiz, a data-base da categoria foi antecipada já três anos a pedido do Sindicato e esta assembleia representa o início da mobilização da categoria visando a negociação salarial e outras pautas econômicas e sociais “É muito importante a participação do maior número de servidores na Assembleia, porque é nela que vamos definir a pauta de reivindicações da categoria”, diz ele.
Santos diz que ele e outros diretores têm visitado as unidades da Administração Municipal e conversado com os servidores e a maioria tem manifestado preocupação com o aumento de salário. “Subiu o preço da maioria dos produtos de primeira necessidade, a maioria em índices acima da inflação. Mas a Lei Complementar 173 proíbe a concessão de aumentos reais de salário. Então a gente precisa que o aumento seja o repasse integral da inflação, que ainda será poucp”, aponta.
Ainda devem fazer parte da pauta de reivindicações o retorno do pagamento do anuênio, que não está vedado pelo Lei, como as progressões também não estão, e a extensão do vale-alimentação a todos os servidores, já que atualmente só parte dos servidores da Secretaria de Educação é contemplada com este benefício. “Nossa expectativa é que o vale-alimentação seja pago ao quadro geral de servidores”, afirma.
Gabriel dos Santos antecipa que, na verdade, a expectativa é de que todas as reivindicações sejam levadas a bom termo. “O prefeito foi reeleito, logo ele conhece as nossas reivindicações. Isto deve ser um facilitador das negociações”, acredita o presidente.
“Estamos otimistas, não só em relação ao aumento salarial como em relação a outras reivindicações. São demandas do dia-a-dia, deste novo normal que os servidores estão vivendo, como toda a população brasileira. Vai ser muito interessante esta pauta que será apresentada ao prefeito em janeiro”, finalizou Santos.
A recomendação do Sinserpar é que, para evitar aglomerações, que participe da Assembleia representantes de cada cargo. Se determinado representante não se sentir seguro em participar, que indique sua reivindicação no Sindicato antecipadamente e o presidente Gabriel dos Santos se encarregará de apresenta-la na Assembleia.
Colaboração Jorge Roberto