Guarda MunicipalParanavaí

Só este ano, Patrulha Ambiental da GM atendeu 85 ocorrências e percorreu quase 6 mil km

No próximo domingo, dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Paranavaí, além dos órgãos estaduais de proteção e da Secretaria de Meio Ambiente, há pouco mais de um ano o município conta também com a atuação da Patrulha Ambiental da Guarda Municipal. 

Só neste ano de 2022, no período de 4 de janeiro a 27 de maio, a Patrulha Ambiental da Guarda Municipal atendeu 85 ocorrências, visitou 446 pontos da cidade e percorreu um total de 5.957km. Durante o atendimento das ocorrências, 5 pessoas foram presas ou apreendidas; 15 pessoas advertidas; e 27 pessoas orientadas. Entre as principais ações realizadas estão: 39 animais resgatados; 34 animais em situação de maus tratos; 4 animais mortos; e 11 pontos de poluição localizados.

Sobre a Patrulha Ambiental – Criada através de Decreto em março de 2021, a Patrulha Ambiental da Guarda Municipal é um serviço vinculado à Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito e tem por objetivo proteger o patrimônio ecológico e ambiental do município. A Patrulha é composta de dois agentes efetivos da Guarda Municipal e a prioridade do serviço são as ações de prevenção e repressão contra crimes e infrações ambientais. Os agentes da GM que compõem a Patrulha Ambiental dão apoio às ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sem deixar de atender às demais ocorrências do município. 

Entre as atribuições da Patrulha Ambiental da Guarda Municipal estão: proteger e fiscalizar as áreas de preservação ambiental e de mananciais do município; proteger as reservas, parques, praças, lagos, a fauna, a flora e as belezas naturais; defender os rios e mananciais que abastecem a cidade, fiscalizando a incidência de agentes poluidores para evitar prejuízo ao meio ambiente; reprimir a caça, a pesca, o corte e a supressão da vegetação sem a devida autorização de um órgão competente; apreender os produtos e instrumentos utilizados na infração de natureza administrativa e criminal, lavrando o respectivo Auto correspondente, e encaminhar ao órgão público competente; proteger e atuar conjuntamente nas ações de Defesa Civil, inclusive na ocorrência de calamidades públicas e grandes sinistros; promover e participar de ações voltadas a trabalhos de orientação campanhas educativas; entre outras.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.