Profissionais em destaque

Tipos de Luz

Conheça os tipos de luz que podem ser utilizados no seu projeto

Na área do projeto de iluminação, estamos sempre planejando e moldando os cenários de um ambiente com a luz. Com ela criamos efeitos e damos maior funcionalidade para o espaço. Como já falamos em artigos anteriores, iluminar vai muito além de apenas posicionar uma luminária central no teto para clarear o ambiente. Para conseguir uma iluminação efetiva é preciso analisar o espaço físico e suas funções para que possamos posicionar e distribuir as luzes necessárias para garantir o mínimo exigido para exercer todas as atividades propostas para o local. Para entender melhor sobre a iluminação, neste artigo, falaremos um pouco sobre os tipos de luz e suas principais características.

Luz Direta

Esse tipo de luz também pode ser chamada de luz de destaque. Sua principal característica é iluminar um ponto diretamente. Esse tipo de luz ajuda a iluminar certos objetos ou locais com a intensidade necessária sem que seja preciso de aumentar a luminosidade do ambiente como um todo. Geralmente, esse tipo de luz é utilizado para iluminar quadros, mesas, bancadas de trabalho e objetos decorativos. Para esse tipo de luz, devemos evitar superfícies com grau de reflexão altos, caso o contrário, poderia acarretar ofuscamento da visão, e, consequentemente, problemas na visualização do objeto ou superfície.

Luz Indireta

A luz indireta faz uso da iluminação direcionada e refletida por uma superfície a fim de distribuir luz de maneira uniforme e suave no ambiente. É muito utilizada em rebaixos de forro, painéis de parede e em alguns mobiliários para criar um clima mais intimista e aconchegante. Esse tipo de luz é mais agradável aos olhos, porém, deve se atentar a quantidade de luz necessária para atender as funções do ambiente.

Luz Difusa

A luz difusa consiste em uma iluminação que faz uso de difusores para distribuir e suavizar a luz emitida pela lâmpada, sem que haja uma perda significativa de intensidade. Este difusor pode ser de acrílico, vidro ou até de tecido, sua função é filtrar a luz a fim de permitir uma iluminação adequada, uniforme, com riqueza de detalhes, sem a existência de ofuscamentos.
Este tipo de luz pode ser utilizados em diversos tipos de espaços e situações, e se adequa a diversos tipos de decoração e funções.

Dito isso, conhecemos os tipos de luz que podemos utilizar, identificamos suas características e delegamos suas funcionalidades, desta forma, é possível saber qual a melhor opção para iluminar determinado ambiente, superfície ou objeto adequadamente.

Fonte: Christian Gelati

Arquiteto e Urbanista, graduado pela UniCesumar (Centro Universitário de Maringá) em 2016; Especialista em Projeto de Interiores e Iluminação pela UniCesumar em 2019; Atualmente, arquiteto responsável pelo escritório Christian Gelati – Arquitetura e Urbanismo, localizado na Av. Martin Luther King nº 2853, em Paranavaí-PR.

Contatos:
WhatsApp/ Cel.: (44) 99860-3311
Instagram: @arqchristiangelati
Facebook: Facebook.com/arqchristiangelati
Site: https://arqchristiangelati.wixsite.com/arqchristiangelati
E-mail: arqchristiangelati@gmail.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.