Tutores de mais de 10 animais devem procurar setor de zoonoses para agendar castração
No mês de janeiro de 2025, Paranavaí vai realizar um mutirão de castração gratuita de animais através do programa CastraPet, do Governo do Estado. Serão realizadas 754 castrações entre os dias 17 e 20 de janeiro. O cadastro de pretensão de castração já está aberto desde o mês de julho e deve ser feito diretamente através do aplicativo GeoCidadão. Agora, a equipe do setor de Zoonoses está solicitando que os tutores de mais de 10 animais, que já tenham cadastrado cada um deles no aplicativo GeoCidadão, procurem a Vigilância em Saúde para pré-agendar a castração coletiva de seus bichinhos.
“No aplicativo GeoCidadão, o tutor tem que cadastrar animal por animal, individualmente. Se eu tenho três gatos, por exemplo, e quiser castrar os três, preciso fazer um cadastro para cada um. Infelizmente o sistema não agrupa para nós quantos animais são de cada cidadão. Por isso, estamos solicitando que o tutor que tenha mais de 10 animais para castrar, procure o setor de Zoonoses para fazer o agendamento da castração coletiva. Ou seja, vamos marcar um horário, entre os dias 17 e 20 de janeiro, para que o cidadão leve todos os seus animais para castrar ao mesmo tempo”, explica a diretora de Zoonoses, Ana Souza.
Lembrando que para fazer o agendamento, o tutor precisa obrigatoriamente já ter cadastrado a pretensão de castração de todos os seus animais através do aplicativo GeoCidadão. Depois é só procurar o setor de Zoonoses, que fica na Vigilância em Saúde, portando RG, CPF, comprovante de residência e os números dos cadastros dos animais no GeoCidadão. Esse agendamento poderá ser feito a partir do dia 18 até o dia 29 de novembro, sempre no período da tarde.
CastraPet Paraná – O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), promovido pelo IAT-PR (Instituto Água e Terra Paraná), com apoio das prefeituras, busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. O Programa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono (evitando ninhadas indesejáveis) e quanto à importância da vacinação, desvermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável.
Os municípios que desejam realizar as castrações solicitam junto ao IAT, ou aos deputados estaduais, a liberação de recursos para a execução do Programa. Paranavaí recebeu R$ 210 mil em recursos para as castrações, destinados através dos deputados estaduais Soldado Adriano, do Carmo, Jacovós e Luiz Fernando Guerra. O município ainda entrou com uma contrapartida de R$ 21 mil.