Paranavaí

Verão começa nesta terça-feira sob influência de La Niña na região noroeste

O verão começa às 12h59 desta terça-feira (21/12) e termina no dia 20 de março de 2022, às 12h33. Segundo as análises do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será parcialmente nublado com pancadas de chuva no Noroeste.

De acordo com o SIMEPAR, para Paranavaí, esta terça-feira (21) estará ensolarada e sem chuva. A mínima prevista para hoje será de 25˚C e a máxima chega a cada dia 35˚C. Já para esta quarta-feira (22), o dia amanhece entre nuvens, porém, sem a probabilidade de chuvas, com mínima de 24˚C e máxima na casa dos 36˚C.

Na quinta-feira (23), não há uma mudança significativa nos termômetros que marcam mínima de 23˚C e máxima de 35˚C, já na sexta-feira (24), o sol aparece durante todo o dia, e a mínima prevista para a Cidade Poesia será de 20˚C e a máxima de 35˚C.

No fim de semana as temperaturas se elevam um pouco, e a chuva volta a cair em Paranavaí.

De acordo com o SIMEPAR, no sábado (25), a capital da Laranja marcará a mínima de 19˚C e chega a marca de 36˚C de máxima. Já no domingo (26), as temperaturas se elevam um pouco mais, porém, com a previsão de pancadas de chuvas para Paranavaí. A mínima prevista será de 19˚C e a máxima chega a 37˚C.

O fenômeno climático La Niña permanece ativo com intensidade moderada, perdendo força apenas no final da estação. O resfriamento da temperatura da superfície das águas altera os padrões climáticos globais. “Estão previstos dias consecutivos de tempo seco e temperaturas elevadas, ocasionando períodos de desconforto térmico”, afirma o meteorologista do Simepar, Marco Jusevicius. Típicas do verão paranaense, as tempestades isoladas e/ou em aglomerados de nuvens só poderão ser previstas em curto ou curtíssimo prazo.

A temperatura média do ar deve ficar de próxima à média climatológica a ligeiramente acima da normalidade. Já a ocorrência de chuvas ficará entre abaixo e próxima à média climatológica em todas as regiões, com distribuição irregular no tempo e no espaço, como já vem ocorrendo nos últimos meses.

“O cenário climático global desfavorável indica dificuldade para recuperar e manter de forma sustentada os níveis dos reservatórios de abastecimento de água na Região Metropolitana de Curitiba”, observa Jusevicius. 

“Estamos enfrentando a maior estiagem dos últimos 100 anos. Nesse cenário, é importante que todos continuem a usar a água de maneira consciente e responsável, apesar do calor, economizando sempre que possível, para que as futuras gerações tenham água em quantidade e qualidade”, destaca o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Marcio Nunes.

CLIMATOLOGIA – Ainda assim, o verão é a estação mais chuvosa no Estado do Paraná, e mais sujeita a intempéries. “Fatores climatológicos favorecem as chuvas intensas, localizadas e de curta duração, com raios e trovoadas”, explica o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.

Nos eventos extremos, vendavais e tempestades de granizo costumam afetar todas as regiões do Estado. Os valores médios mais elevados de temperaturas ocorrem habitualmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e litorânea. 

No site www.simepar.br estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista. Também pode ser consultada a previsão do tempo para até quinze dias por município e região do Paraná. Além disso, podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas).

Fonte: Paranavaí em Destaque

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.