Região

3º Comando Regional da Polícia Militar do Noroeste participa de Operação Divisas Integradas

Nos três dias de ações práticas e estratégicas contra o crime organizado, foram cumpridos 26 mandados judiciais nos municípios paranaenses que compreendem as regiões de trabalho da operação

A atuação conjunta das forças estaduais de segurança do Paraná na Megaoperação Divisas Integradas III aponta, da última quinta-feira até meio-dia deste sábado (31/10), o resultado de 2.630 abordagens a pessoas e 23 prisões em todas as áreas de divisas entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Nas ações, que aconteceram em 12 pontos de fiscalização nas divisas do Estado, além dos locais de cumprimentos de mandados, 4,4 mil pacotes de cigarros contrabandeados foram apreendidos. Minas Gerais, que faz divisa com o estado paulista, também faz parte da terceira fase da operação.

Nos três dias de ações práticas e estratégicas contra o crime organizado, foram cumpridos 26 mandados judiciais nos municípios paranaenses que compreendem as regiões de trabalho da operação. Na operação, que também incluiu abordagens e flagrantes, os policiais militares e civis prenderam 23 pessoas. Durante a operação, drogas foram tiradas de circulação: 552,3 quilos de diversas substâncias ilegais, além de uma arma de fogo, munições e oito veículos, foram apreendidos.

MEGAOPERAÇÃO – A parceria é uma iniciativa entre as secretarias estaduais de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e do Paraná (Sesp-PR), juntamente com as Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) e do Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS), as respectivas polícias Militar, Civil e Científica, bem como o Corpo de Bombeiros Militar e Departamentos de Inteligência. Na esfera federal, os trabalhos contam com o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

No Paraná, a coordenação geral da terceira fase da  megaoperação foi da Secretaria da Segurança que, junto com os comandos do Departamento de Inteligência, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, definiram as estratégias de atuação contra o crime organizado.

A operação contou, também, com o auxílio do Centro Integrado de Comando e Controle da Segurança Pública, que atuou em conjunto com o Departamento de Inteligência do Paraná (Diep) e demais agências do Estado no acompanhamento e assessoramento das ações.

SEGURANÇA E TECNOLOGIA – Durante a operação, houve uma live planejada pelos Centros de Inteligência dos estados participantes da ação. Nessa reunião online, as forças de segurança atuantes trocaram informações e relatos do primeiro dia da terceira fase da Megaoperação Divisas Integradas. No Paraná, o assessor de tecnologia da informação e comunicações da Sesp, major João Batista Tsuruda Amaral, coordenou a transmissão ao vivo.

PARTICIPAÇÃO – Além dos batalhões de área, coordenados pelos Comandos Regionais, atuaram as equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Fronteira (BPFron), do 2º Comando Regional da Polícia Militar, responsável pelo Norte Pioneiro e Norte do Paraná, e do 3º Comando Regional da Polícia Militar, responsável pela região Noroeste do Estado.

Pela Polícia Civil do Paraná participam efetivos da 7ª, 8ª, 9ª, 14ª, 19ª, 20ª, e 22ª Subdivisões Policiais, além da atuação do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), do Núcleo de Operações com Cães (NOC), da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e do Grupamento de Operações Aéreas (GOA).

Fonte: Paranavaí em Destaque com informações da AEN

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.