Paranavaí

Caixa anuncia criação de agência Agro em Paranavaí

Paranavaí está ganhando uma Agência Agro da Caixa Econômica Federal. Trata-se de uma agência autônoma e vinculada diretamente a Superintendência Agro da Caixa em Brasília e destinada exclusivamente para atendimento aprodutores rurais e agroindustriais.

O anúncio foi feito pelo gerente da agência,Roberto Pedro da Silva, durante a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Paranavaí. “É uma conquista para essa região pujante que pulsa o Agronegócio”, disse ele durante o anúncio.

O ato aconteceu na noite da última sexta-feira (10) e além da posse da diretoria e do anúncio da Agência Agro da Caixa, houve também uma homenagem póstuma ao servidor James Fernandes, que faleceu aos 44 anos, em maio deste ano, vítima da Covid. Ele era funcionário há 28 anos do Sindicato. E antes da cerimônia foi realizada a assembleia geral ordinária, quando foi aprovada por unanimidade a proposta orçamentária da entidade para 2022.

“Agradeço à Caixa Econômica Federal que instalou este mês em Paranavaí, a sua agência Agro, que, tenho certeza, fará um excelente trabalho e se unirá a uma rede de instituições financeiras delicadas à categoria. A Caixa vem para somar e, principalmente, alavancar o nosso negócio”, disse o presidente Ivo Pierin Júnior no seu discurso de posse.

AGÊNCIA AGRO – A Agência Agro de Paranavaí é uma das 100 criadas no país e está inserida no programa Mais Brasil. Ela é resultado de consulta feita pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que percorreu o país e “ouviu o pleito dos produtores e entidades e propôs tratar de uma forma diferente o ramo do agronegócio”, segundo Silva.

A Caixa quer repetir no agro e até mesmo superar o desempenho que tem na área de habitação. “O objetivo é fazer um movimento de mercado e atingir um Market Share até maior do que o que temos na habitação”, anunciou o gerente.

Na Agência Agro da Caixa a proposta é atender todos os segmentos da cadeia produtiva: custeio, investimento, comercialização e industrialização,tanto os pequenos, médios e grandes produtorescomo as cooperativas de produção.

Uma inovação que a agência apresenta é que produtores e empresas que atuam na cadeia produtiva terão na agência o atendimento para todas as suas necessidades: crédito, investimento, habitação, sem necessidade de deslocamento para outra unidade. Provisoriamente, a agência Agro está funcionando na agência de Paranavaí, mas os técnicos já podem ser convidados para visita a entidades, empresas e produtores rurais.

POSSE – Pela primeira vez, uma assembleia e posse do Sindicato Rural de Paranavaí foramrealizadas fora da cidade-sede. Desta vez o evento aconteceu em Tamboara (Restaurante Toro Rosso), que faz parte da extensão de base junto com Nova Aliança do Ivaí, Mirador e Amaporã. A cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Francisco Carlos do Nascimento e junto com ele fizeram parte da mesa diretiva dos trabalhos o presidente Ivo Pierin Júnior, secretário de Agricultura de Paranavaí, Tarcísio Barbosa de Souza, o gerente da Caixa Agro, Roberto Pedro da Silva, a produtora Terezinha Yamakawa, representando as mulheres e o produtor Antônio Giosa Neto, de Tamboara, que sediou o evento.

A solenidade foi aberta por Francisco do Nascimento, que leu o termo de compromisso dos diretores e na sequência assinou o termo junto com o presidente Ivo Pierin e deu posse à diretoria.

Em seguida fez uso da palavra Roberto Silva, da Caixa, que cumprimentou a nova diretoria e fez o anúncio da Agência Agro. Depois, o diretor do Sindicato Rural, Demerval Silvestre, fez um pronunciamento lembrando que a agência especializada foi uma luta de um ano do Sindicato e da Sociedade Civil Organizada (Socipar), que foi atendida pela instituição financeira. Lembrou de outras conquistas da entidade e anunciou que em breve haverá novidades em relação a implantação da Rodovia do Agronegócio, ligando Paranavaí a Taquarussu (MS) pelo Porto São José com pista dupla.

DESAFIO – Por sua vez, o presidente Ivo PierinJúnior lembrou que o país vive um momento de grandes dificuldades financeiras e “só não sucumbiu graças ao agronegócio, à produção rural, ao trabalho incansável do agricultor e pecuarista que enfrentam todas as adversidades – e este ano, além da pandemia, enfrentou geada e seca – para produzir o sagrado alimento do brasileiro e abastecer pelo menos 20% da população mundial”.

Agradeceu o apoio da FAEP e da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e enfatizou que os produtores não querem apenas produzir, nas também “preços justos pela nossa produção para ter e dar uma vida digna às nossas famílias; uma legislação ambiental e trabalhista adequadas à realidade e que não penalize injustamente os produtores rurais; um maior controle de preços dos insumos para não elevar os custos de produção e perder a competitividade com o mercado internacional; e finalmente crédito com taxas efetivamente diferenciadas: não queremos privilégios, mas taxas justas para quem alimenta o Brasil e ajuda alimentar o mundo”.

Neste sentido, agradeceu a Caixa pela instalação da Agência Agro, que “fará um excelente trabalho e se unirá a uma rede de instituições financeiras delicadas à categoria. A Caixa vem para somar e, principalmente alavancar o nosso negócio”.

Por fim, Pierin Júnior lembrou que a FAEP criou o Conselho Estadual das Mulheres com o objetivo de fomentar o protagonismo feminino no campo. Para cumprir esse propósito, uma das estratégias é proporcionar um espaço de crescimento mútuo para as mulheres, estreitando as relações e estimulando a troca de experiências. “É o que queremos fazer aqui. Nossa ideia é reunir produtoras, esposa e filhas de produtores num fórum permanente de discussão sobre a presença feminina no campo e sua importância para o fortalecimento do agronegócio. Além delas, as profissionais que atuam no campo, como agrônomas, veterinárias e zootecnistas, também terão participação neste conselho”.

E lançou um desafio: neste ano de 2021 vamos constituir a Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Paranavaí. Gostaria que cada produtora, cada esposa e filha de produtor, cada profissional ligada ao campo se sentisse responsável por esta missão. E tenho certeza que vamos dar cabo dela”.

Também discursaram durante o evento o secretário Tarcísio Barbosa e Francisco do Nascimento. Eles defenderam a união, o fortalecimento e a valorização da categoria, lembrando o papel importante dos sindicatos na defesa dos produtores rurais. Nascimento ainda manifestou apoio a bandeira empunhada pela Socipar de implantação da Rodovia do Agronegócio.

Fonte: Paranavaí em Destaque

Colaboração Jorge Roberto

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.