Comunicado sobre possibilidade de votar em casa no domingo é falso, alerta TSE
O TSE reitera, contudo, que não há essa possibilidade
Tem circulado pelas redes sociais e aplicativos de mensagens um comunicado sobre a possibilidade de votar em casa no próximo domingo (15), onde munícipes em todo o Brasil vão as urnas escolherem os seus representantes do poder executivo e legislativo de seu município.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a notícia é FALSA.
A mensagem compartilhada na internet afirma que o eleitor precisa se cadastrar em um site para demonstrar o interesse em participar da votação sem sair de casa. O voto seria registrado por meio do celular e, então, o eleitor conseguiria substituir o voto presencial.
O TSE reitera, contudo, que não há essa possibilidade. “Todos os anos – especialmente nos anos eleitorais -, chegam aos canais de relacionamento da Justiça Eleitoral relatos de cidadãos que contam terem recebido mensagens de e-mail ou via aplicativos de smartphones com mensagens enganosas que se passam por comunicado oficial”, pontua o tribunal.
As mensagens, geralmente, vêm acompanhadas de um link com origem duvidosa. Ao clicar, o usuário pode ter dados coletados, como o número do CPF, para serem utilizados em golpes, alerta o TSE.
“Em caso de dúvida sobre a veracidade do teor de uma mensagem, confira sempre os canais oficiais da Justiça Eleitoral – TSE e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).”
Fonte: Paranavaí em Destaque com informações GMC