Consulta pública aprova ensino Cívico-Militar em Paranavaí
A votação para a implementação do colégio cívico-militar em Paranavaí foi positiva em todos os colégios onde foi aberta. Em Paranavaí três colégios foram contemplados com a implementação do ensino cívico-militar já para o ano de 2021, os colégios Silvio Vidal, colégio Flauzina Dias Viegas, e Leonel Franca.
Para que a implementação fosse efetivada, era preciso que mais de 50% das pessoas aptas a votar na escola participassem da consulta e que a maioria simples dos votantes (50% e mais um voto) fosse favorável ao programa — o maior do país na área, com investimento de cerca de R$ 80 milhões, direcionado a 129 mil alunos.
As escolas contarão com aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo, permitindo aos estudantes que aprendam sobre leis, Constituição Federal, papel dos três poderes, ética, respeito e cidadania. No Ensino Médio, haverá, ainda, a adição da disciplina de Educação Financeira.
Além de questões curriculares, outra mudança trazida pela nova modalidade de ensino — que será aplicada em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio — é a gestão compartilhada entre civis e militares. O diretor-geral e o diretor-auxiliar permanecem sendo civis e as aulas continuam sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto o diretor cívico-militar será responsável pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá, também, de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.
Fonte: Paranavaí em Destaque