Política

Diocese de Paranavaí e OAB realizam debate com candidatos a prefeito de Paranavaí

Debate mostrará como candidatos interagem e respondem sob pressão, avalia presidente da OAB-Paranavaí, Célia Zanatta

Em uma promoção da rede de Rádios 101.9 FM, Subseção da OAB e da Diocese de Paranavaí, será realizado na noite desta terça-feira (10) o debate entre os candidatos a prefeito. Os cinco candidatos confirmaram presença no evento, que começará às 20 horas e será realizado no auditório da OAB-Paranavaí.

De acordo com o bispo diocesano de Paranavaí, dom Mário Spaki, o evento visa “propiciar aos candidatos um tempo para exposição de seus programas de governo. E também a possibilidade de eles confrontarem seu programa com o dos outros candidatos”.

Sobre o confronto, o religioso sublinhou que “evidentemente que o debate não é nem combate e nem abate. Mas se trata de um diálogo, que esperamos que seja um momento respeitoso, como está sendo a campanha até agora e que a população de Paranavaí tenha a possibilidade de ouvir os programas de governo dos candidatos a prefeito”.

Por sua vez, a presidente da Subseção da OAB-Paranavaí, Célia Zanatta afirmou que a promoção vai dar uma noção aos “cidadãos-eleitores” sobre o que o pensam e qual a visão da gestão pública dos candidatos e, ainda, esclarecer questões relevantes.

“A OAB espera que o objetivo do debate seja alcançado numa via de mão dupla, que ele proporcione aos candidatos a oportunidade de comunicar as suas propostas e discuti-la com os demais. Mas também de dar um conhecimento aos eleitores de como os candidatos interagem e respondem sob pressão. Em suma: esperamos um voto consciente do eleitor, esperamos poder ajudar a conduzir este voto consciente, este voto deliberadamente de escolha, da importância de participar do processo democrático, que cada eleitor possa realmente ter acesso a esse entendimento”.

VOTO CONSCIENTE – Zanatta diz que com esta iniciativa a OAB “quer fazer cumprir o seu papel social, o seu papel como instituição e espera que os candidatos exponham suas ideias ao público para que este decida supostamente melhor informado, qual o candidato lhe pareça mais adequado, a fim de que tenha realmente um voto consciente e que cada eleitor valorize o seu voto, valorize a sua participação, a sua decisão, o seu momento de democracia, de exercício desse direito tão sublime, tão valoroso, que só quando se perde é que se tem a noção de verdade do quanto é importante, do quanto é salutar, do quanto é sumariamente verdadeiro o direito de liberdade quando vivemos em democracia, em respeito aos demais. E que venham eleições, que sejam eleitos os candidatos com melhor potencial para gestor público”.

Colaboração Jorge Roberto

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.