Paranavaí

FAEP/Senar entrega prêmio a vencedora do programa Agrinho

Uma aluna de uma escola municipal de Paranavaí foi a vencedora estadual de redação dos terceiros anos do Ensino Fundamental do Programa Agrinho 2021. A estudante Júlia Gabrieli de Oliveira Prina, da Escola Municipal Santa Teresinha, é a aluna que conquistou o primeiro lugar do Paraná entre as suas séries. Ela e sua professora Maria Aparecida Roefero Silva foram premiadas.

O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP(Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e é realizado em parceria com o SENAR-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Governo do Paraná, prefeituras municipais e empresas e instituições públicas e privadas.

O Programa foi iniciando em 1996 e anualmente envolve aproximadamente 800 mil crianças e mais de 50 mil professores do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios paranaenses. Após o desenvolvimento do tema em sala de aula, os professores selecionaram e inscreveram as melhores redações. Foram quase 7 mil trabalhos inscritos.

A solenidade de premiação em Paranavaí aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 3, na quadra de esportes da instituição de ensino, com a presença do vice-presidente da FAEP e presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior, secretária municipal de Educação, Adélia Paixão, o coordenador regional do SENAR, Salvador José Morales Stefano, a diretora da escola, Josiane Brunning, supervisores, orientadores, professores e alunos da escola e da Secretaria de Educação e os pais da aluna premiada, James Rosana de Oliveira Prina e Jefferson Rodrigo Pina.

MUDANDO VIDAS – Em seu pronunciamento, o representante da FAEP, mostrou números que mostram a grandiosidade do programa e, por consequência, a valorizou a conquista da aluna e da professora de Paranavaí. E disse que o programa é uma contribuição da Federação para a preparação dos estudantes para o futuro e enalteceu a aluna e sua professora, bem como os pais pela conquista.

Depois, Pierin contou que, anos atrás, ficou sabendo, através da imprensa, que uma aluna de Tamboara, onde está instalada sua empresa, ganhou um prêmio do Programa Agrinho. E que foram atrás da menina e a trouxeram para a empresa. “Isto há dez anos. A redação e o prêmio mudaram a vida dela, que até hoje está conosco na empresa”, revelou ele.

A secretária Adélia Paixão disse que a premiação revela “o grande trabalho que está sendo feito nesta escola” e agradeceu o SENAR por oportunizar a participação da rede municipal de ensino na premiação no programa, que dá a oportunidade de trabalhar um conteúdo valioso que é a integração entre campo e cidade. Cumprimentou a aluna vencedora pela “redação maravilhosa”, a professora e os pais da estudante.

A diretora Josiane Brunning disse que a premiação trouxe alegria a toda a escola. E que o trabalho para o projeto foi iniciado ainda durante a pandemia, com as aulas remotas e ganhou força com o retorno das aulas presenciais. Destacou o trabalho da família junto com a aluna e o apoio que a escola recebe da Secretaria de Educação para realizar estas atividades.

A REDAÇÃO – O tema deste ano da redação foi “Do campo a cidade, saúde é prioridade”. A aluna Júlia Prina foi a campeã estadual dos terceiros anos com a seguinte redação:

Hoje ao acordar fiquei pensando, quantas coisas aconteceram nestes últimos tempos, tanto no campo quando na cidade.

Quantas mudanças, distanciamento, máscaras, álcool em gel, aulas on-line…

Mas a vida continua… E aqui no campo continuamos firmes e fortes, trabalhando, cuidando da saúde, se protegendo da Covid para que possamos plantar para a população da cidade se alimentar.

Neste momento também é prioridade cuidar da saúde, para termos vida e felicidade.

Sabe, em meio a tudo isso, arrumei novos amiguinhos, o Agrinho e a Aninha. Ah! É uma pena que não podemos nos encontrar, massa o momento não permite, mas que sabe em outro momento.

Estamos sempre conversando pelo celular. Falamos sobre a importância do campo e da cidade para a vida da humanidade.

Outro assunto é a vacina, como o homem é inteligente e Deus é maravilhoso!

Sabemos que vacina boa é vacina no braço. Eu e meus amiguinhos Agrinho e Aninha somos corajosos e não vemos a hora de tomar a vacina para nos proteger deste vírus e tudo acabar.

Autora: Júlia Gabrieli de Oliveira Priva

Fonte: Paranavaí em Destaque

Colaboração Jorge Roberto

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.