Paranavaí

Guerras afetam economia e empresários devem estar preparados, diz Cargnin

Manifestação foi durante o Jantar do Empresário, no qual foi homenageado o empresário Mouhammed Soumaille

Ao discursar durante o Jantar do Empresário, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), o presidente da entidade, Rafael Cargnin Filho, alertou os empresários que eles devem estar preparados para uma nova ordem econômica como consequência dos conflitos hoje no mundo. Segundo ele, em 2022 as dificuldades foram em decorrência da pandemia da Covid-19 e “se hoje não temos esta terrível doença, temos as guerras entre a Rússia e a Ucrânia e agora a guerra no Oriente Médio, que já está afetando a economia global. A variação dos preços do petróleo e do ouro, a queda da Bolsa de valores e das comanditeis esta semana, é um bom indicativo do reflexo na economia. E temos que estar preparados para esta realidade”, alertou.

Cargnin dividiu seu pronunciamento em duas partes distintas. Na primeira, falou sobre questões econômicas e dedicou a segunda parte ao empresário Mouhammed Soumaille, que durante o evento foi homenageado com a Comenda ACIAP Gralha Azul, criada no ano passado para “homenagear pessoas que atingiram reconhecimento público nas suas atividades atuando com postura ética no desenvolvimento do trabalho, que impactou positivamente a economia de Paranavaí e que tenham comprovada participação na vida comunitária”.

O jantar, realizado na sexta-feira, dia 20, aconteceu no salão social da SPDC, que estava totalmente ornamentado e lotado de empresários, empresárias, autoridades e lideranças. O evento, segundo seus participantes, “foi um sucesso”.

SUPERAÇÃO – Apesar da advertência feita pelo líder empresarial, ele ser mostrou otimista em relação a capacidade de superação dos associados. “Evidentemente que a economia de Paranavaí também sofrerá os efeitos dos conflitos. Mas tenho plena confiança de que, independentemente do tamanho da crise, ela será superada aqui, pois nossa classe empresarial é conhecida e reconhecida pela sua pujança, pela sua capacidade criativa e de superar desafios, pelo seu enorme comprometimento com o mundo dos negócios e pela robusta aptidão pela inovação”.

Cargnin finalizou a primeira parte de seu discurso cumprimentado os empresários e empresárias da cidade. “Vocês (classe empresarial) são um dos principais sustentáculos da economia do município, gerando emprego e renda e gerando impostos para serem investidos em serviço público”.

INSPIRAÇÃO – O presidente da ACIAP iniciou a segunda parte de seu discurso, fazendo uma ligação com a primeira. “Nos momentos de dificuldades temos que buscar inspiração em empresários de sucesso, em pessoas empreendedoras, naqueles que são visionários e, sobretudo, nos que acreditam naquilo que faz”, referindo-se ao homenageado. Ele resgatou algumas frases de

Mouhammed, durante uma entrevista, para falar do seu valor. Sobre a receita do sucesso, o empresário que está completando quase 50 anos da cidade, disse: “Tem que ter vontade e honestidade. É assim que uma pessoa prospera. Tem que acompanhar o serviço de perto. É preciso ter visão, coragem e fé, muita fé em Deus”.

“Ele é um empresário diferenciado e sua escolha para receber a Comenda ACIAP Gralha Azul é, sobretudo, um ato de justiça e o reconhecimento da classe empresarial de Paranavaí”, afirmou Cargnin. Segundo ele, o homenageado é comprometido com o desenvolvimento econômico de Paranavaí. “Seus empreendimentos têm esta marca: a de contribuir com o fortalecimento econômico da cidade e melhorar a qualidade de vida da população através da geração de emprego”.

Rafael Cargnin ainda destacou as qualidades de Soumaille, que é libanês de origem, falando de sua gratidão ao Brasil. “A gratidão é outra característica de nosso homenageado – uma característica presente nas pessoas de sucesso. Ele sabe reconhecer a acolhida que teve no Brasil e na cidade”. Ainda destacou sua participação comunitária em diversas instituições da cidade.

“Parabenizo e agradeço o empresário Mouhammed Soumaille pelo seu trabalho e dedicação a Paranavaí. Sua história é inspiradora e seu comprometimento com nossa cidade é um exemplo que deve ser seguido por todos”. finalizou Cargnin.

OBRIGAÇÃO – Ao agradecer a homenagem, Soumaille disse que “ainda tem bastante coisa pra fazer aqui em Paranavaí. Eu fiz pouco, eu acho que o que fiz é minha obrigação”. Disse que sente orgulho de Paranavaí e sua população, do Paraná e do Brasil.

O homenageado lembrou de um estudo realizado anos atrás de que o Brasil poderia ter uma população de até 500 milhões de habitantes “sem ninguém passar fome. Hoje nós temos 220 milhões e metade sem água, não tem esgoto e estão abaixo da linha da pobreza”, disse ele, lembrando em seguida das riquezas naturais do país e sua capacidade de produção, o que seria suficiente para reverter este quadro. “Temos que trabalhar mais”, sentenciou.

Além de agradecer à ACIAP pela homenagem, Soumaille fez questão de registrar que aprendeu tudo com o tio Ismaeil Ebrahim e a tia Adélia, com quem foi morar quando chegou em Paranavaí. “Devo tudo o que tenho a eles, tudo. Não é dinheiro que faz a pessoa não, são as atitudes, lapidar a pessoa, fazer a pessoa, eles me fizeram”, disse o empreendedor, lembrando quando sua tia perguntou se ele veio ao Brasil para trabalhar. “Sim, tia. Eu quero trabalhar, quero ganhar dinheiro, quero ser comerciante. Ela me ensinou a cortar tecido. Aprendi tudo com o tio e a tia. Sou muito grato”.

GUERRA – Mouhammed disse que provavelmente na cabeça de cada um dos presentes estava a questão da guerra no Oriente Médio, já que ele é de origem libanesa. “Toda guerra é injusta, não tem uma guerra justa. Tenho uma esperança: desde que começou o mundo tem derramamento de sangue e vai continuar, não sei até onde. Aliás, eu sei: aquele que faz 2023 anos, ele vai voltar de novo, a única luz é o nosso senhor Jesus Cristo, é o único que vai fazer justiça aqui”.

O prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, o Delegado KIQ e o deputado Sebastião Medeiros também discursam no evento. Muito emocionado, KIQ disse que “Deus me deu um baita de um amigo”, referindo-se a Soumaille. Agradeceu pelo investimentos que ele fez na cidade. “Ouvimos a tua história (lida pelo cerimonial) e ficamos pensando: se existisse em outras cidades tantos ‘Mohameds’, com certeza seriam cidades melhores”.

O delegado fez questão de se despir da sua autoridade de prefeito para fazer agradecimentos pessoais ao homenageado. “Aprendi com você a me tornar um ser humano melhor. Ele sempre me aconselhou: ‘Prefeito, você não pode brigar tanto’. Tenho tentado me espelhar em tudo o que você fez e tudo que você é, na sua generosidade principalmente e me tornar uma pessoa melhor”.

O deputado Tião Medeiros também falou de seu relacionamento pessoal com o homenageado. “Éramos vizinhos e o conheci antes mesmo de saber do prodígio que o Mouhammed era no comércio”.

O parlamentar asseverou: “Deus deu a cada um de nós habilidades, talentos, virtudes e qualidades diferentes. E feliz daquele que consegue descobrir as suas virtudes, revelar os seus talentos e ser feliz dessa forma. (…) Não tenho dúvidas de que entre tantas qualidades, virtudes e talentos Deus deu ao Mouhammed o dom e o talento do comércio, deu esta simpatia e esse carisma único e isso foi encantando os brasileiros, os paranavaiense e toda a nossa região”.

Depois da homenagem da ACIAP, representantes da Loja Maçônica Luzes do Arenito e do Sicoob Metropolitano entregaram placas destacando os serviços prestados por Mouhammed.

Entre as várias lideranças presentes estavam o presidente da ACP (Associação Comercial do Paraná) Antônio Gilberto Deggerone e o empresário Ben-Hur Roberval Teixeira Berbet, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Paraná, (Faciap), representando o presidente Fernando Moraes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.