A atividade física é caracterizada pelo movimento corporal, sendo entendida por muito entidades relacionadas a saúde como qualquer movimento corporal produzindo pelos músculos esqueléticos que necessitam de gasto de energia. Mas, quando falamos de exercício físico a conceituação é um pouco diferente, podemos atribuir o exercício físico, como sendo uma subcategoria da atividade física.
Portanto exercício físico trata-se Caspesen, Powel e Christenson como uma atividade repetitiva, planejada e estruturada que tem como objetivo a manutenção e a melhoria de um ou mais componentes da aptidão física. Partido desse conceito, notamos que para praticar algum tipo de exercício físico deve-se considerar algumas variáveis, que são fundamentais para na prescrição do treinamento.
Observamos que existe alguns aspectos a ser considerados no momento da prescrição, tais como: características individuais(status de saúde, dados antropométricos, disponibilidade de tempo, alimentação e repouso), recursos disponíveis (infraestrutura para o treinamento) e objetivos ( objetivos desejados versus objetivos possíveis). Conforme as informações obtidas temos a possibilidade de obter raciocínios prescritivos que nortearam a conduta durante a realização do treino.
Podemos destacar alguns princípios do treinamento que devem ser atribuídos durante os treinos de qualquer exercício físico. Assim destacamos o principio da individualidade biológica, da sobrecarga progressiva, da adaptação, da especificidade, da interdependência volume-intensidade, da variação e recuperação e por fim do da reversibilidade.
Primeiramente iniciamos pelo principio da individualidade biológica, que é a variabilidade existem entre sujeitos da mesma espécie, seria as características do individuo, tanto de ordem intrínseca ou extrínseca. Exemplo a altura, força muscular, motivação, aspectos genéticos, sono, recuperação etc. Essas características influenciam diretamente nas respostas adaptativas durante o exercício e assim tal variável deve ser levada em consideração no momento da prescrição.
Para ilustramos o principio da individualidade biológica, imaginemos que um individuo A com 80 kg com 15% de gordura corporal e um sujeito B com mesmo peso, no entanto com 25% de gordura corporal, corram 100 metros, qual individuo terá um esforço maior para percorrer essa trajetória ? Claro que será o sujeito B porque ele tem menos massa muscular para produzir movimento e assim o esforço muscular é maior do que o individuo A. Assim o tempo de recuperação dos dois individuo serão diferentes e o dano tecidual do ultimo será maior que do primeiro.
Ao modo que ao praticarmos qualquer exercício físico devemos estar atentos a individualidade biológica e que cada treino deve considerar as características individuais de cada pessoa. Portanto, NÃO existe treino receita de bolo, cada treino é prescrito de maneira individual e única, pois não existem indivíduos iguais, podem existir indivíduos semelhantes, mas não iguais.
Concluímos a real necessidade buscar ajuda especializada para auxiliar no controle dessas variáveis. Nos próximos artigos iremos conversar sobre os outros princípios que são fundamentais para colaborar na otimização dos resultados.
Fonte: Marcelo de Assis
instagram: @marcelopersonalcoach
CONHEÇA O PROFISSIONAL
- Graduado em Educação Física (Licenciatura-Unespar/bacharel-Dom Bosco);
- Especialista em Educação Física com ênfase em Fisiologia do Exercício (Fatecie);
- Pós graduação em Lato Sensu em Personal Training (Uninter);
- Cursos em avaliação física para adultos e idosos pelo instituto viajando pela Fisiologia.
REGISTRO PROFISSIONAL DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: 022714-G/PR.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
- Personal Trainer para idosos e adultos;
- Professor de natação;
- Consultorias online;
- Avaliação física para adultos e idosos e para concurso publico.
- Obs: Atendimento a domicilio
TELEFONE PARA CONTATO: (44) 9.9828-3187
Perfil do Facebook: Marcelo Assis
instagram: @marcelopersonalcoach