PM realiza campanha de mobilização contra o suicídio
Apoio e acolhimento é o melhor caminho para a prevenção
Insatisfação com si mesmo muitas vezes se reflete na hostilidade para com os outros, especialmente para aqueles que estão relacionados a qualquer aspecto dos problemas vivenciados pelo indivíduo. Nesse caso, as ameaças também podem ser diretas, “eu vou dar um jeito nesse maldito por tudo que ele fez para mim”, ou indiretas, “eventualmente, essas pessoas vão conseguir o que merecem”. Essas manifestações devem ser interpretadas como avisos de alerta para um risco real.
CONVERSE E ACOLHA: com uma pessoa suicida a conversa precisa ser aberta e direta, sem rodeios. Encontre um momento apropriado e um lugar calmo para conversar. Ouça a pessoa com a mente aberta, sem julgamentos. Se chegou ao ponto de verbalizar e/ou planejar o ato fatal, significa que está sofrendo psiquicamente e necessita de ajuda e muito cuidado. Escute-a com atenção, respeito e deixe-a desabafar.
ACOMPANHE: fique em contato para acompanhar como a pessoa está se sentindo e o que está fazendo. Lembre-se, num momento de sofrimento psíquico, ela necessita de todo o apoio e o acolhimento. Não a deixe sozinha.
BUSQUE AJUDA PROFISSIONAL: incentive a pessoa a procurar ajuda profissional e ofereça-se para acompanha-la a um atendimento. Não mantenha o fato em segredo: convença-a que por ter apreço e consideração por ela você precisa e tem o dever ajudá-la.
PROTEJA: se há perigo imediato, não a deixe sozinha e assegure-se de que a pessoa não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (pesticidas, armas de fogo, medicamentos, etc.). Pessoas com intenção suicida precisam de acolhimento e acompanhamento imediato. Deixar que a ajuda seja providenciada somente na manhã seguinte, por exemplo, poderá ser tarde demais.
ONDE PROCURAR AJUDA
• CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).
• UPA 24H, SAMU 192, Proto Socorro; Hospitais
• Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita)
• Militares estaduais e dependentes:
◦ Seção de Assistência Social – SAS PMPR:(41) 3333-2787
◦ Endereço do SAS/PMPR: Rua Santo Antônio, nº 231, Bairro Rebouças, Curitiba, PR.
• Ou ainda, em casos emergenciais ligue para o 190.