Polícia Civil lança cartilha de orientação sobre o golpe do cartão
A Polícia Civil do estado do Paraná lançou em suas redes sociais, um post com dicas e orientações sobre como se prevenir para não ser vítima de um novo golpe que esta acontecendo.
De acordo com a PCPR, o golpe funciona da seguinte forma; o estelionatário vai até o estabelecimento comercial, e diz que precisa realizar a manutenção da máquina de cartão de crédito. Na ação, o estelionatário instala um aplicativo para ter acesso aos dados dos consumidores que utilizarem a maquininha.
Assim que a vítima insere o cartão na maquina, todos os seus dados são corrompidos e repassados aos estelionatários através do aplicativo. Ao fazer compras por aproximação, por exemplo, ocorrerá um erro obrigando o usuário a fazer a inserção.
A dica da Polícia para a prevenção é que os usuários redobrem a atenção com a verificação das maquininhas, antes de instalar algum aplicativo, é necessário que o usuário entre em contato com a empresa responsável e confirme se essa ação é comum.
Além dessas, é importante que a pessoa fique atenta ao realizar o pagamento com o cartão de credito, e caso apareça alguma mensagem de erro na máquina, desconfie e utilize outras formas de pagamento, como PIX ou dinheiro.
Caso caia no golpe, é necessário que a vítima registre um boletim de ocorrência no site da PCPR, ou procure a delegacia mais próxima, junte todas as provas na hora de registrar o boletim para auxiliar nas investigações.
Fonte: Paranavaí em Destaque