Paranavaí

Projeto Negras Cabeças é aprovado pelo edital de Apoio à Cultura de Paranavaí

A exposição acontece de 14 a 21 de novembro no Terminal Urbano Central de Paranavaí, aberta a toda comunidade

Foi aprovado pela pelo Edital de Apoio à Cultura 001/2021 do Fundo Municipal de Cultura de Paranavaí, o projeto Negras Cabeças. Um projeto que leva a população de Paranavaí a refletir sobre um assunto tão sério como racismo por meio da arte. A exposição acontece de 14 a 21 de novembro no Terminal Urbano Central de Paranavaí, aberta a toda comunidade, e sem horário específico de funcionamento visto que é uma ocupação ao ar livre. De acordo com o artista visual, e autor da obra, Edson Godinho, o projeto artístico busca dar a ver os pensamentos, as vontades e as criações de negros e negras do Brasil aolongo dos últimos cinco séculos.

“O projeto artístico “Ocupação Negras Cabeças” busca a ideia de promover uma mostra de imagens em grande dimensão em um local com forte circulação diária de pessoas na cidade. Por essa razão a escolha do Terminal Central Urbano de Paranavaí se dá em razão de facilitar o acesso da arte e da cultura para mais pessoas e, por consequência, atingir uma parcela maior da população. É sabido que boa parte dos habitantes de uma cidade, por variados motivos, não acessa bens culturais, então, nesse caso, além de arte e cultura, a ideia é despertar alguma forma de reflexão”, disse Godinho.

Hoje o Brasil se consolidou, depois de Roma antiga, no maior processo escravagista da história da humanidade, o que levou o país a se tornar, por consequência, a nação mais negra fora do continente africano. Isso leva a considerar, dada ainda a necessidade de dar visibilidade sobre o tema, ações que, mesmo pequenas, possam oferecer uma forma de contribuição no reparo e retratação para com a comunidade negra.

A arte e a cultura são importantes meios de ressignificação e inserção social, fortalece o sentimento de pertencimento e pode propiciar mobilidade social para negros e negras em todo território nacional.Parte da ideia de pertencimento das pessoas passa pelo lugar de se reconhecer pela televisão ou revistas, por exemplo, mas também em lugares menos óbvios, como as obras de arte. A ideia dessa exposição é romper com as já cansativas imagens do abuso perpetrado pelo processo nefasto da escravidão. “Ocupação Negras Cabeças” pretende exultar e homenagear a negritude brasileira.

As oito imagens que compõem a exposição “Ocupação Negras Cabeças” utilizam formas simples, sempre com retratos de cabeças negras em perfil. O preto e o branco aparecem em todas as imagens, assim como as cores primárias vermelho, azul e amarelo. Esta composição busca facilitar a leitura da obra de todos os ângulos, tanto a de quem toma um tempo para apreciar, quanto a de quem passa mais rapidamente, mas que tem a atenção atraída pelas formas simples e cores fortes, logo vai perceber que alguma história está ali sendo contada. Uma das imagens da ocupação irá apresentar o texto de contextualização da exposição. Sobre o AutorEdson Godinho é formado em Artes Visuais e Multimídia. Especialista em Moda e Comunicação, Especialista em Educação Especial e Inclusiva e  Licenciado em Artes.Iniciou sua carreira no ano de 2006 trabalhando em produtoras audiovisuais de Londrina-PR, a partir do ano de 2009 atuou no mesmo segmento na cidade de Curitiba-PR. Assinou figurinos, direção de arte e assistência de direção de arte para cinema. Desde 2011 realiza atividades focadas ao audiovisual com algumas unidades do Sesc Paraná.Como artista gráfico e programador visual realizou trabalhos para: WonkaBar Curitiba-PR, Fui Pará Curitiba-PR, também em prefeituras e universidades do interior do Paraná. Ademais atua como professor de arte e história da arte.Portfólio do autor AQUI

Fonte: Paranavaí em Destaque

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.