Paranavaí

Recebido por Ratinho Jr., ex-prefeito de Paranavaí pede abertura da Unidade Morumbi

Na ocasião Lorenzetti pediu que sejam envidados todos os esforços pelo Governo Estado para a abertura da Unidade Morumbi da Santa Casa de Paranavaí, que está pronta, com equipamentos e mobiliários comprados, faltando apenas definir a forma de financiamento da unidade hospitalar.

O ex-prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, foi recebido no final da manhã desta segunda-feira, dia 02, no Palácio Iguaçu, pelo governador Ratinho Júnior. Na ocasião Lorenzetti pediu que sejam envidados todos os esforços pelo Governo Estado para a abertura da Unidade Morumbi da Santa Casa de Paranavaí, que está pronta, com equipamentos e mobiliários comprados, faltando apenas definir a forma de financiamento da unidade hospitalar.

“Reafirmei ao governador que a Santa Casa tem todas as condições para gerir a Unidade Morumbi”, disse o ex-prefeito. “E lembrei que um dos problemas crônicos da região, na área de saúde, é a falta de leitos hospitalares. E que a Unidade Morumbi iria minimizar muito este problema. Por isso insisti com ele para que, no menor espaço de tempo possível, esta unidade entre em funcionamento”, acrescentou.

Foi na gestão de Lorenzetti (2008-2016) que foi costurado um amplo acordo envolvendo os antigos proprietários do Hospital Noroeste, que começaram, mas não concluíram a obra, a Santa Casa de Paranavaí, o Município, o Governo do Estado e o Ministério Público, que permitiu a transferência do hospital particular que estava obras paralisadas há anos para a Santa Casa, viabilizando investimentos públicos para sua conclusão e também para aquisição de equipamentos. “Talvez seja a única obra que foi iniciada em nossa gestão e ainda não entregue a população. De certa forma me sinto responsável em ajudar na solução do problema”, afirmou o ex-prefeito.

Segundo ele, o governador Ratinho Júnior garantiu que a questão vai ser resolvida e o que se estuda é a forma de financiamento da unidade – se será direto para a Santa Casa ou através de outro mecanismo. A Unidade Morumbi terá, além dos leitos clínicos, mais 10 de UTI e abrirá possibilidade de oferecer novas especialidades, como oncologia e hemodinâmica. Além disso, a Unidade atenderá exclusivamente pacientes do SUS.

Como a tabela do SUS é deficitária é preciso definir como será coberto esta diferença. Na Unidade Central, os atendimentos particulares e de convênios geram os recursos necessários para cobrir o déficit. Na Unidade Morumbi não haverá esta fonte de renda e por isso há necessidade de formar um acordo envolvendo Ministério da Saúde (SUS), Governo do Estado, municípios e Santa Casa para financiar o custeio do hospital.

Colaboração: Jorge Roberto

Fonte: Paranavaí em Destaque

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.