Santo Antonio do Caiuá

Santo Antônio do Caiuá ganha caminhão para facilitar a distribuição de alimentos

O Governo do Estado entregou nesta terça-feira (01) veículos utilitários de carga, com baú isotérmico, para 19 municípios de várias localidades do Paraná. Eles vão atender as centrais de recebimento e distribuição de produtos da agricultura familiar, como o Programa Alimenta Brasil (PAB), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Compra Direta Paraná.

Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

Um dos municípios contemplados com a entrega na região noroeste do estado foi a cidade de São Antônio do Caiuá, (distante de Paranavaí cerca de 49 km).

A ação foi viabilizada por um convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (SEAB/DESAN), em parceria com o Ministério da Cidadania, totalizando um investimento de R$ 9,3 milhões. O recurso investido pelo Estado foi de R$ 3,5 milhões.

No total, 140 municípios foram beneficiados desde o começo da ação. O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) fez a indicação dos municípios e atua no monitoramento das políticas públicas.

O abastecimento alimentar, por meio de compras públicas de alimentos, fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização, valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e incentiva a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, a ação estimula o cooperativismo e o associativismo, amplia a geração de renda para agricultores familiares, fortalece o desenvolvimento local e regional e, especialmente neste momento pós-pandemia, fortalece a imunidade e promove a melhoria das condições de saúde da população.

As centrais de recebimento e distribuição de produtos da agricultura familiar são espaços físicos estruturados e equipados com a finalidade de auxiliar a distribuição dos gêneros alimentícios no município e/ou na região, preferencialmente aqueles oriundos da agricultura familiar.

CENTRAIS – As Centrais Públicas de Recebimento e Distribuição presentes nos municípios são fundamentais na estruturação da política de Segurança Alimentar e apresentam o objetivo de resgatar a produção dos alimentos regionais, impulsionar programas de Compras Institucionais, promover melhor distribuição de renda dos agricultores e fortalecer a economia local das regiões, entre outros.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – Os mais de 1 milhão de alunos da rede estadual de ensino passaram a receber, nesta gestão, três refeições por dia nas escolas. O programa Mais Merenda oferece mais um lanche na entrada e outro na saída de cada turno, além da merenda regular que já é dada nos intervalos das aulas.

A oferta de três refeições por turno iniciou em 2020 como um projeto-piloto em cinco Núcleos Regionais de Educação (NREs), mas com a paralisação das aulas por causa da pandemia de Covid-19, retomou no ano letivo de 2021. Agora, abrange todos os 2.109 colégios da rede estadual.

Fonte: Paranavaí em Destaque/ AEN

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.