Região

SESC realiza campanha digital para combate a dengue em todo o Estado do Paraná

A campanha visa à remoção mecânica dos focos do Aedes aegypti, buscando criar uma consciência social de que a eliminação do mosquito está nas mãos de todos

O Serviço Social do Comércio (SESC) esta realizando em todo o estado do Paraná uma ação muito importante contra a Dengue chamada “Aqui o mosquito não entra”.

A Campanha 2020/2021 do Sesc Paraná visa à remoção mecânica dos focos do Aedes aegypti, buscando criar uma consciência social de que a eliminação do mosquito está nas mãos de todos, já que até 80% dos criadouros estão localizados em residências e propriedades privadas. Para isso, o Sesc irá presentear os 100 primeiros participantes que alcançarem o nível de agente, e para cada criadouro eliminado, o participante irá gerar uma pontuação, e ao final da campanha, o SESC irá presentear os participantes e municípios mais engajados.

para participar basta acessar o site da campanha, ou registrar a sua ação no aplicativo do Sesc Pr disponível na Play Store ou App Store, ou marcar o perfil do Sesc Paraná nas redes sociais e incluir a #SescContraADengue para que o Sesc compartilhe cada foco eliminado.

A Dengue é uma doença infecciosa de grande impacto para a saúde, causada pelo mosquito Aedes aegypti e que pode acometer os indivíduos de formas diferentes – da forma branda à grave, podendo levar a óbito.

O período com maior incidência da doença no Estado se dá entre os meses de dezembro e março, o que ocorre principalmente devido a esses serem meses mais chuvosos, favorecendo o acúmulo de água e consequentemente a reprodução do mosquito transmissor.

Sintomas

Dengue:

Febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar.

Febre Chikungunya:

Dor nas articulações dos pés e mãos mais intensa do que nos quadros de dengue. Febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas na pele. As mortes são raras.

Zika Vírus:

Manchas vermelhas na pele com coceira, febre, olhos vermelhos (sem coceira e sem secreção), inflamação ou dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça e nas costas. Estuda-se a relação com a síndrome de Guillain-Barré (inflamação dos nervos) e com os casos de microcefalia em bebês de gestantes contaminadas.

Febre Mayaro:

Quadro febril agudo, dor de cabeça, no corpo e nas articulações. Pode apresentar erupções cutâneas. A dor nas articulações pode ser acompanhada de edema (inchaço) e é o principal sintoma das formas severas, que ocasionalmente podem ser incapacitantes ou limitantes, persistindo por meses. Casos graves causam encefalite. Na maioria dos casos, a doença é autolimitada, com o desaparecimento dos sintomas em uma semana.


Tratamento

Unidade de Saúde ou Posto de Saúde mais próximo à sua residência.
O rápido diagnóstico é fundamental no tratamento da Dengue! Siga as recomendações de tratamento que o profissional de saúde indicar.


Prevenção

A principal medida de prevenção é a eliminação dos criadouros do Mosquito Aedes aegypti, realize vistorias semanais em seu quintal e no interior da sua residência. Faça a diferença!

Até o fechamento desta matéria a cidade que estava na ponta era a cidade de Medianeira com 704 focos eliminados, na sequencia estava Umuarama com 676, e em terceiro lugar estava Cornélio Procópio com 340.

Fonte: Paranavaí em Destaque

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.