Paranavaí

Sindicato Rural alerta que prazo para entrega do ITR já foi aberto

O Sindicato Rural de Paranavaí realiza um trabalho gratuito, para mais informações veja a matéria

A Receita Federal já abriu o prazo para a entrega da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2021. A data limite para entrega é 30 de setembro. O Sindicato Rural de Paranavaí, que realiza gratuitamente a declaração de seus associados e orienta os não associados, aconselha os produtores rurais a comparecerem na entidade o mais breve possível munidos da cópia da declaração do ano passado e com as informações referentes a área plantada ou tipo de cultura em relação a 2020, caso tenha havido alteração.

O secretário-executivo do Sindicato, Denis José Gimenez, informa que o procedimento é obrigatório para pessoas físicas e/ou jurídicas proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural, inclusive a usufrutuária. Acrescenta que a obrigatoriedade da declaração também se aplica à pessoa física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2021 e a data da efetiva apresentação da declaração, perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante.

Gimenez aponta que o valor do ITR pode ser pago em até quatro parcelas, com valor mínimo de R$ 50. Se o valor for inferior a R$ 100, deve ser pago em cota única. O pagamento pode ser feito por transferência bancária apenas nos bancos autorizados ou por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), em qualquer agência bancária integrante da rede arrecadadora de receitas federais. Ele lembra ainda que o proprietário rural que declarar o ITR fora do prazo pagará multa de 1% ao mês, calculada sobre o total do imposto devido. As regras de pagamento mantêm-se em caso de atraso.

Colaboração Jorge Roberto

Fonte: Paranavaí em Destaque

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.