Santa Cruz de Monte Castelo

Sormoc anuncia a nova data para realização da 15ª Expo Monte Castelo

“A 15ª Expo Monte Castelo vai ser realizada é já tem até data marcada: será de 16 a 20 de fevereirode 2022”. A informação é do presidente da Sociedade Rural de Monte Castelo (Sormoc) Wellington (Tom) de Melo Volpato. “Esta é uma decisão da diretoria e tem caráter unicamente técnico-administrativo e de gestão de recursos de terceiros”, acrescentou ele.

A Exposição Agropecuária de Santa Cruz de Monte Castelo deveria estar sendo realizada esta semana, pois estava programada para acontecer de 26 a 30 de janeiro, no Parque José Richa. Entretanto, um decreto municipal baixado faltando uma semana para a abertura suspendeu a realização de eventos com mais de 200 pessoas. Odecreto foi por causa do crescimento de casos de Covid-19 na cidade.

“Quero esclarecer que o prefeito Fran Boni agiu dentro de suas atribuições e responsabilidade. Ele foi presidente da Sormoc por dez anos e tem consciência do impacto de sua medida, mas não podia agir de forma diferente”, esclareceu o presidente, que afastou qualquer possibilidade de confronto entre a Sormoc e a administração municipal. “Minha diretoria e eu temos que agir como gestor de uma empresa sem fins lucrativos e o Fran como gestor municipal. Todos querem o melhor para Monte Castelo e estamos trabalhando para isso”, acrescentou.

“A Expo foi suspensa exclusivamente por razões sanitárias. Não há culpados nessa história. Mas estamos lidando com recursos de empresas patrocinadoras, expositores, das pessoas que compraram camarotes, as quais agradecemos muito pela confiança. E não vamos decepcionar ninguém. Nossa diretoria está determinada a realizar a feira em fevereiro. Estamos nos preparando para isso”.

Questionado sobre a possibilidade de os casos de Covid não reduzirem até lá, Tom Volpato foi enfático: ”da mesma forma que houve um crescimento rápido em pouco tempo, coisa de cinco dias uma semana, acreditamos que a desaceleração dos casos vai acontecer na mesma velocidade ou não, pois a pandemia é imprevisível. Além disso, parte da estrutura, como a área de camarotes, do leilão, praça de alimentação, já está montada e não pode ficar lá indefinidamente. Temos que ter coragem, visão administrativa e buscar a eficiência na gestão de recursos de terceiros. Uma exposição não se organiza da noite para o dia. É preciso montar o parque de diversões, o pessoal da praça de alimentação tem que fazer suas compras, a Copel precisa de um tempo para aumentar o fornecimento de energia elétrica e ainda temos que preencher cerca de 300 vagas de emprego que a Sormoc oferece a cada exposição. Então temos que anunciar a data com antecipação”.

Segundo o presidente, a Expo Monte Castelo tem forte impacto na economia local e regional. “O comércio de Monte Castelo e das cidades da região, como lojas, postos de combustíveis, hotéis estavam preparados para o evento. E eles precisam ser informados antecipadamente também para se prepararem novamente”, explica. Além disso – diz Volpato – muitas pessoas reservaram hospedagem em pousadas de Porto Rico e Porto São José e agora precisam transferir a data. “Algumas pessoas que locam suas casas as margens do Rio Paraná querem saber a data para reservar para sí próprio”, revela

Mais adiante, Tom Volpato disse que do ponto de vista da Sormoc e do Governo do Estado a Expo Monte Castelo “está adequada, mas inadequada no âmbito do município”. Por isso, disse ele, uma comissão com representantes do município e da entidade está monitorando os casos de Covid no município. “Democraticamente, nossa diretoria decidiu que não podemos ser displicentes com aqueles que confiaram e investiram na Expo Monte Castelo. Nossas decisões serão sempre dentro da visão administrativa, de negócio e de responsabilidade com recursos financeiros que estamos administrando”, enfatizou.

Em breve, a Sormoc irá protocolar na Prefeitura pedido para realização da Expo. “Esperamos que a Expo seja autorizada. Se não for, vamos averiguar em que base de dados, com quais números o pedido foi rejeitado. Tenho confiança que as decisões serão tomadas dentro de critérios técnicos e que não ofereça risco à população”, arrematou Volpato.

Fonte: Paranavaí em Destaque

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.