Sem categoria

Tião Medeiros diz que vai fazer o máximo possível pela Santa Casa de Paranavaí

Em Brasília, onde esteve para participar da reunião da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), o diretor-geral da Santa Casa de Paranavaí, Héracles Alencar Arrais, foi recebido pelo deputado Tião Medeiros em seu gabinete. “Viemos aqui para cumprimentar o deputado pela posse, pedir seu apoio para o hospital e nos colocar à disposição para trabalhar em parceria para fortalecer o sistema de saúde em nossa região”, explicou ele.

Medeiros resgatou a representatividade política de Paranavaí, que há 32 anos não tinha um legítimo representante na Câmara dos Deputados. Na Assembleia Legislativa do Paraná, onde permaneceu por dois mandatos consecutivos (2015 a 2023), o deputado “foi um grande colaborador da Santa Casa e nossa expectativa é a de que ele continue nos apoiando agora como deputado federal”, disse Arrais.

O diretor do hospital protocolou no gabinete do deputado um ofício em que pede “especial atenção” à Santa Casa, já que é o maior da região, o único com leitos de UTI e atende toda a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense).

Ainda no documento, assinado pelo presidente Renato Augusto Platz Guimarães e pelo próprio Arrais, a instituição explica que enfrenta um desiquilíbrio financeiro por conta da pandemia e que manter aberto o hospital “para dar um atendimento digno à população é um grande desafio”.

No documento a Santa Casa pede apoio não somente para seu custeio, mas também “para realizar investimentos e trazer novas especialidades para atender, com dignidade, esta laboriosa população regional”.

Arrais esteve no gabinete do deputado paranavaiense acompanhado de Josiane Celestino, do Hospital Policlínica, de Pato Branco, Evandro Parente, do escritório de representação do Governo do Paraná em Brasília, e Mario Bosso, consultor do Terceiro Setor.

DIMENSIONANDO AS NECESSIDADES – Na audiência, o deputado Tião Medeiros manifestou sua satisfação em receber os dirigentes hospitalares e informou que, neste momento, está dimensionando as demandas do setor para definir como poderá atender às reivindicações.

“Estamos ouvindo e dimensionando as demandas do setor. Os hospitais filantrópicos necessitam de recursos não só para custeio, mas também para novos investimentos. Vou fazer o máximo possível para ajudar a Santa Casa de Paranavaí”, disse Medeiros.

De acordo com o parlamentar, este hospital tem que ser fortalecido “porque atende os 28 municípios da região. Temos que considerar a sua importância regional”.

Medeiros pontuou que a abertura total da Unidade Morumbi, que está operando com apenas um terço de sua capacidade, está entre suas prioridades e garantiu que vai atuar para buscar recursos no Governo Federal através de

seus programas, e apresentará emenda no Orçamento Geral da União (OGU), destinando recursos para o hospital.

Adiantou que logo após o carnaval terá uma reunião com a ministra Nísia Trindade (Saúde) para tratar das demandas da Santa Casa.

Sobre os R$ 3,2 milhões que deverão ser liberados para a instalação de uma hemodinâmica na Santa Casa, Medeiros disse que esta é uma conquista do deputado Ricardo Barros, mas que vai acompanhar a liberação para que ocorra o mais rápido possível. “Esta é uma conquista do deputado Ricardo Barros. Mas se de alguma forma eu puder contribuir estarei à disposição”, arrematou o paranavaiense.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.