TRE cria canal do mesário voluntário
Para as eleições de 2020, serão esperados 85 mil mesários para atuarem nas seções eleitorais
O Tribunal Regional Eleitoral criou um canal específico para tirar as dúvidas das pessoas que queiram ser mesários voluntários nesta eleição. O programa Mesário Voluntário foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos. A Justiça Eleitoral, considerando a importância do tema, realiza, desde 2004, ações nesse sentido.
O projeto é focado na ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea. Os interessados podem ser universitários ou não, devendo ser qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição.
De acordo com o TRE, O cadastro para mesário voluntário é válido apenas para eleitores do estado do Paraná, para o município de alistamento do voluntário. Caso seja eleitor de outro estado a inscrição deverá ser realizada pelo TRE de origem.
Para as eleições de 2020, serão esperados 85 mil mesários para atuarem nas seções eleitorais e, aproximadamente, mais 30 mil pessoas para ajudarem nos locais de votação. O Paraná já conta, atualmente, com 75 mil voluntários, um recorde na Justiça Eleitoral do estado.
As inscrições para mesário voluntário podem ser feitas no site do TRE-PR ou por meio do aplicativo e-Título.
O trabalho dos mesários é considerado de suma importância para o bom andamento das eleições e são eles os responsáveis por garantir a segurança e algumas garantias previstas na Constituição de 1988.
Fonte: Paranavaí em Destaque com informações do TRE-PR