Homem tem número de WhatsApp clonado em Tamboara (PR)
Se proteger dos golpes no WhatsApp não é tão difícil. Basta adotar medidas de segurança no próprio aplicativo
Por volta das 13h30min desta sexta-feira (18), um senhor de 50 anos procurou o Destacamento de Polícia Militar de Tamboara (PR), distante a 16Km de Paranavaí, relatando que o seu WhatsApp teria sido clonado por bandidos.
De acordo com informações do boletim da PM, a vítima disse ainda aos PM’s de plantão, que os bandidos após realizarem a clonagem, começaram a pedir dinheiro a seus contatos. Criminosos desenvolveram diversas ações para clonar as contas do aplicativo de conversas. Algumas delas nem ao menos precisam usar qualquer ciberataque. Basta uma ligação e um bom papo para conseguir o objetivo.
Uma característica desse golpe é que os bandidos fazem a lição de casa ou ate mesmo de dentro de presídios. Para isso, acessam perfis abertos de Instagram e Facebook, anúncios em sites de compra e venda ou até mesmo o Linkedin de possíveis vítimas. O objetivo dos criminosos segue o mesmo: pedir dinheiro para os contatos em nome da vítima. Para isso, usam o famoso golpe de engenharia social, uma ação que costuma ser bastante efetiva por conta da relação de confiança entre as vítimas.
os golpistas convencem o usuário a informar por telefone o código de seis números enviado pelo WhatsApp por mensagem SMS, necessário para concluir a autenticação da conta em outro celular.
Como proteger o WhatsApp de ser clonado?
A boa notícia é que se proteger dos golpes no WhatsApp não é tão difícil. Basta adotar medidas de segurança no próprio aplicativo, como a verificação em duas etapas. Para isso, abra o app, clique em “Ajustes”, depois em “Conta” e então ative “verificação em duas etapas”. A senha de seis dígitos será solicitada sempre que a conta for instalada em um novo aparelho, além de ser pedida com frequência no uso do aplicativo.
Fonte: Paranavaí em Destaque