Paranavaí

Negociações com a Administração Municipal começam bem, diz Sinserpar

Primeira rodada de conversas foi “muito positiva”, segundo o presidente do Sindicato, Gabriel dos Santos Luiz

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranavaí (Sinserpar), Gabriel dos Santos Luiz, considerou como “muito positiva” as conversas iniciadas com a Administração Municipal para tratar das reivindicações da categoria. O encontro aconteceu no Paço Municipal, na manhã desta terça-feira, dia 2, quando o Sinserpar apresentou de forma oficial a sua pauta de reivindicações. A pauta foi construída e aprovada em assembleia da categoria realizada no mês passado.

“Foi uma conversa muito boa. Fomos recebidos numa das datas que havíamos sugerido e, além da pauta, conversamos sobre outros assuntos, como o retorno as aulas, um tema que preocupa pais, professores e outros servidores da educação. A solução que está sendo dada para este assunto, de fazer o retorno de forma gradual e ouvindo os pais, nos agradou”, disse o presidente.

Gabriel esteve na audiência acompanhado dos diretores Mario Sergio Gonzales (secretário) e Marcia Regina Victor Francisco (Conselho Fiscal) e do assessor jurídico Claudio Stéfano.

Designado pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) para conduzir as negociações entre a Administração Municipal e o Sinserpar, o vice-prefeito Pedro Baraldi recebeu os representantes dos servidores acompanhado dos secretários Gilmar Pinheiro (Fazenda), Márcio Assakawa (Administração) e o procurador Leonardo Fratini.

“Fomos muito bem recebidos. O vice-prefeito Pedro Baraldi, em nome do prefeito KIQ, nos deu total atenção. Deu para perceber que o vice e o prefeito estão trabalhando em parceria, em perfeita harmonia. O Pedro Baraldi nos disse que o prefeito KIQ tem total interesse em ajudar os servidores, dentro da legalidade e das condições do município”, relatou o presidente do Sinserpar, que deixou claro que a principal reivindicação da categoria é a reposição salarial de 4,52%, com base no IPCA dos últimos 12 meses.

“A reposição é o grande anseio do servidor. Na verdade, o índice de reposição é pouco, mas para quem ganha o salário inicial de 1.154,00 vai fazer diferença”, acrescentou Santos.

Na ocasião, o presidente reafirmou o compromisso de o Sindicato, em parceria com a Administração Municipal, buscar alternativas para atender as reivindicações dos servidores. Segundo ele, o objetivo do Sindicato é atender as questões coletivas e não os desejos individuais.

LC 173/2020 – Um dos temas que tem dividido as assessorias da Prefeitura e do Sindicato refere-se a Lei Complementar 173/2020, que limita gastos do poder público. O artigo 8º refere-se ao aumento salarial. No entanto, num dos incisos o entendimento é de que a reposição referente a desvalorização e perda do poder de compra pode ser concedido com base nos índices oficiais. O aumento real é que estaria vedado.

Segundo Gabriel, a Administração Municipal concordou em reavaliar o assunto revendo mais a fundo a LC 173/2020. “Informaram que em 10 ou 15 dias nos darão retorno de nossas reivindicações”, anunciou o presidente.

Além da questão da reposição, todo os demais itens da pauta serão avaliados. “O vice-prefeito Pedro Baraldi e o secretário Marcio Assakawa disseram que as pautas específicas de algumas classes e secretarias serão encaminhadas diretamente aos secretários responsáveis para avaliação e resposta da possibilidade de atendimento da reivindicação”, disse Gabriel.

JURÍDICO – O advogado Claudio Stéfano, assessor jurídico do Sinserpar, também avaliou positivamente o primeiro encontro para discutir a pauta de reivindicações dos servidores municipais, que têm em 1º de janeiro a sua data-base. “Foi uma excelente conversação”, disse ele, acentuando que a “ótima receptividade” criou um clima favorável para as negociações.

Ficou particularmente satisfeito com a decisão da Administração Municipal, de rever a posição em referência a LC 173/2020. “Apresentamos um parecer eminentemente técnico e a conversa foi bastante produtiva. Deu um novo ânimo para a categoria”, resumiu Stéfano.

Colaboração Jorge Roberto

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.