População pode tirar dúvidas e receber orientações através do Call Center do Covid-19
O coronavírus pode causar infecção respiratória bem como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers)
Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Paranavaí criou um canal de atendimento com números de telefone exclusivos para atender dúvidas clínicas e dar orientações à população sobre o novo Coronavírus (Covid-19). Apesar de a estrutura da Central do Call Center ter mudado de local (agora funcionando na UBS Monte Cristo), os números de telefone continuam ativos para dar suporte à população.
“O Call Center do Coronavírus está sob responsabilidade de uma equipe técnica da Secretaria da Saúde para ajudar a população. Quem tiver dúvidas, precisar de orientação sobre quando os sintomas podem ser relacionados à doença, qual unidade de saúde procurar e qualquer outra pergunta que seja relacionada ao Covid-19, tem esses números à disposição. Lembrando que não é um canal de reclamações, mas sim de ajuda àqueles que estão com alguma dúvida ou dificuldade em relação a esta doença”, explica a secretária de Saúde, Andreia Vilar.
Para falar com a equipe do Call Center, basta ligar em um destes números: 3900-0019, das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira; ou 98832-0536, das 17h às 19h de segunda à sexta-feira e das 7h às 19h aos sábados.
A doença – O coronavírus pode causar infecção respiratória bem como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A doença causada pelo novo coronavírus foi batizada de Covid-19 e descoberta no final de 2019. O primeiro país a ter um caso registrado foi a China.
A doença pode ser transmitida pelo ar (vias respiratórias), por contato físico (beijo, abraço ou aperto de mão) ou contato com superfícies contaminadas (celulares, maçanetas, teclas, apoios de transporte público e etc). Os sintomas mais comuns a serem apresentados são: tosse, febre (acima de 37º), dores no corpo e nos casos mais graves insuficiência renal e dificuldade respiratória.
A melhor maneira de se prevenir é manter as mãos e as superfícies sempre higienizadas. Outra maneira importante de evitar a doença é não tocar os olhos, nariz e boca. Pessoas que já tiveram outras doenças podem apresentar casos mais graves se contraírem o novo coronavírus.