A importância do exercício físico para a saúde da coluna vertebral
Estudos epistemológicos, tem demostrado que indivíduos adultos em alguma fase de suas vidas poderão apresentar comprometimento na estrutura Osteomioarticulares. Assim quadros de dores na região das costas, mas especificamente na região lombar (lombalgias), pode ser considerada como uma das principais causas de incapacidade produtiva, levando sujeito ativos a terem limitações em funções diárias.
Essas dores podem ser sintomas de um problema mais greve, como artrose, diartrose, osteofitose ou até mesmo uma hérnia discal, provocando lesões degenerativas na coluna vertebral que muitas vezes podem ser irreversível. Assim a qualquer sintomática é necessário procurar um ortopedista ou fisioterapeuta especialista, para diagnosticar o problema e encaminhar o melhor tratamento.
Contudo dentro dos tratamentos sugeridos, a prática regular do Exercício Físico e a mais indicada para manter a saúde do sistema Osteomioarticular, principalmente se for prescrita de forma consciente respeitado a individualidade biológica , intensidade, frequência e tipo de exercício.
Portanto exercícios aeróbicos, localizados e os alongamentos, podem ser um estratégia para melhorar a saúde da coluna cervical. A caminhada é uma boa opção de Exercício Físico, pois promove leve torções de tronco e levando a um alongamento das fibras anulares dos discos vertebrais, colaborando para a nutrição e a rigidez dos discos. A utilização de alongamento ativos e passivos são importantes para aumentar ou manter o alongamento fisiológico das fáscias, músculos, tendões, ligamentos e articulações.
Os exercícios isométricos(exemplo a prancha) devem fazer parte do programa de treinamento, por proporciona inúmeros benefícios para a musculatura do Core (abdômen, lombares, oblíquos e os glúteos), colaborando para um maior fortalecimento muscular protegendo e sustentando a coluna vertebral. Esse trabalho pode ser complementado com exercícios isotônicos para o Core, mas devem ser prescritos e orientados de forma correta, atendo as limitações do aluno.
Nota-se que o Exercício Físico é fundamental para manter a saúde óssea e muscular em dia, prevenido ou tratando diversas patologias de ordem metabólicas ou osteomusculares. No entanto deve ser prescrito por um Professor de Educação Física, apto para elaborar um programa de treinamento específico para suas necessidades.
Fonte: Marcelo de Assis
Conheça o Profissional
Graduado em Educação Física (Licenciatura-Unespar/bacharel-Dom Bosco), Especialista em Educação Física com ênfase em Fisiologia do Exercício (Fatecie), Pós graduação em Lato Sensu em Personal Training (Uninter), Registro Profissional do conselho de Educação Física: 022714-G/PR, Atuação profissional como Personal Trainer e professor de natação.
Contato: (44)99828-3187