Profissionais em destaque

Decoração: Rodapé

Descubra o que é preciso para escolher o rodapé ideal para seu ambiente

O rodapé é um elemento de acabamento que muitas vezes passa despercebido. Sua função, além de caráter estético, é de proteger o revestimento do piso, proteger a parede contra infiltração, encobrir desníveis, facilitar a limpeza, esconder fiações, e, inclusive, ajudar na iluminação através de fitas de LED e balizadores.

Para escolher um tipo de rodapé é necessário avaliar as necessidades do ambiente (resistente a água para ambientes como cozinha e banheiros); fluxo de pessoas do ambiente (quanto maior o fluxo mais resistência o material do rodapé deve ter); tamanho e altura do ambiente (grandes ambientes e com pé-direito alto ficam mais imponentes com rodapés mais altos e com cores que se destacam, já ambientes pequenos e mais baixos pedem rodapés mais baixos e mais discretos); decoração do ambiente (o rodapé deve seguir o conceito do ambiente, se a decoração for muito rebuscada prefira rodapés discretos e com poucos detalhes); e, por fim, observar a necessidade de ter rodapé (ambientes com revestimentos nas paredes, por exemplo, não necessitam de rodapés).

Atualmente, existem vários tipos e formas de rodapés no mercado. A escolha de um tipo deve ser feita levando em consideração o que foi citado anteriormente. Na aplicação dos rodapés, temos três opções básicas: convencional, embutido e invertido (imagem a seguir).

Já nas variações de materiais, podemos encontra uma variedade vasta no mercado, com muitas opções de cores e formatos. Os materiais mais comumente utilizados em rodapés são: porcelanato, madeira, poliestireno, pedra (mármore ou granito), MDF, PVC, e em alumínio (cantoneira para rodapé invertido).

Cada ambiente requer um tipo de rodapé e devemos levar em consideração todas as características que influenciarão na durabilidade, manutenção e aplicação deles. Seguindo as recomendações e necessidades para cada ambiente e tipo de rodapé, as chances de errar são mínimas, porém, elas são quase nulas quando esse tipo de escolha é acompanhado por um profissional capacitado.

Apesar de ser um elemento que as vezes passa despercebido, os rodapés podem transformar totalmente o espaço em que ele está. Desta forma, devemos dar atenção a esses tipos de detalhes e, no caso dos rodapés, utiliza-los de maneira eficiente, destacando-o ou não, para compor um ambiente equilibrado, sofisticado e esteticamente bonito.

Fonte: Christian Gelati

Arquiteto e Urbanista, graduado pela UniCesumar (Centro Universitário de Maringá) em 2016; Especialista em Projeto de Interiores e Iluminação pela UniCesumar em 2019; Atualmente, arquiteto responsável pelo escritório Christian Gelati – Arquitetura e Urbanismo, localizado na Av. Martin Luther King nº 2853, em Paranavaí-PR.

Contatos:
WhatsApp/ Cel.: (44) 99860-3311
Instagram: @arqchristiangelati
Facebook: Facebook.com/arqchristiangelati
Site: https://arqchristiangelati.wixsite.com/arqchristiangelati
E-mail: arqchristiangelati@gmail.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.