Profissionais em destaque

Dicas – Planejamento de Piscina

Confira algumas dicas para planejar a piscina perfeita para você

Construir uma piscina requer um grande trabalho de planejamento. Além do custo inicial ser relativamente alto, deve-se pensar em vários fatores que influenciam no resultado final e na utilização pelo usuário.

O primeiro passo para fazer uma piscina é o projeto. Antes da construção da piscina devemos planejar todos os detalhes de estéticos e funcionais dela. É imprescindível saber quais os usuários mais recorrentes e quais atividades serão feitas na piscina. Além disso, no projeto, todos os pormenores são levados em consideração para não ter erro, e, assim, evitar gastos indesejados. Com todas essas informações bem definidas é possível escolher o melhor estilo de piscina para sua casa.

Antes de construir, ainda na fase de estudo preliminar, é indispensável um estudo da composição do terreno por um profissional habilitado, garantindo que a piscina seja instalada em terreno firme e totalmente horizontal. Além disso, devemos garantir a acessibilidade, moldando o terreno do entorno da piscina para facilitar o acesso através de caminhos, decks e etc.

Na fase de planejamento, escolhemos a posição em que a piscina seja construída. O posicionamento deve levar em consideração fatores como privacidade, insolação, acesso ao maquinário, paisagismo, manutenção, e, principalmente, facilidade de construção e escavação.

Para conseguir ter a piscina dos sonhos, é preciso que ela seja planejada nas dimensões que supram as necessidades das pessoas que irão utilizá-la. As dimensões e formatos são subjetivos ao gosto do dono e as atividades que ocorrerão ali, além de impactar no orçamento da piscina.

Pensar na manutenção no momento do planejamento é muito importante. Além da manutenção da água, é de extrema importância que o dono da piscina esteja ciente da manutenção das estruturas e acabamentos utilizados, facilitando a composição do orçamento para mantê-la com as características estéticas e funcionais, inicialmente planejadas, com o passar do tempo.

Por fim, ainda na fase de projeto, devemos especificar e definir o tipo de acabamento e materiais que serão utilizados. Assim como falamos no parágrafo anterior, isso facilita na definição do orçamento da manutenção periódica, além de ajudar no orçamento inicial para a construção. Outro fator importante na escolha dos acabamentos é a definição do estilo estético que a piscina terá, permitindo que o espaço seja moldado ao gosto estético do dono, o que evita arrependimentos após a construção.

Dito isso, ficou claro que, para a construção de uma piscina, devemos criar um projeto para ela com o planejamento de todos os pormenores que envolvem sua utilização e manutenção. Fazendo isso, os resultados serão mais econômicos e, principalmente, mais satisfatórios, lembrando que todo o planejamento só será efetivo se for feito com a ajuda de um profissional habilitado e sem pressa. Desta forma, a construção da piscina ocorrerá sem maiores problemas e o resultado não decepcionará.

Fonte: Christian Gelati

Arquiteto e Urbanista, graduado pela UniCesumar (Centro Universitário de Maringá) em 2016; Especialista em Projeto de Interiores e Iluminação pela UniCesumar em 2019; Atualmente, arquiteto responsável pelo escritório Christian Gelati – Arquitetura e Urbanismo, localizado na Av. Martin Luther King nº 2853, em Paranavaí-PR.

Contatos:
WhatsApp/ Cel.: (44) 99860-3311
Instagram: @arqchristiangelati
Facebook: Facebook.com/arqchristiangelati
Site: https://arqchristiangelati.wixsite.com/arqchristiangelati
E-mail: [email protected]

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.