Profissionais em destaque
Tendência

É positivo alongar antes do Treino de Corrida ?

Fonte da Imagem: Sangue de Corredor

 

 

A corrida é um exercício físico que atraem muitas pessoas, por ser de fácil acessibilidade, barato e possível de ser  praticada  em ambientes abertos ( praças, parques, rua) ou locais fechados(academias, clubes ou em casa). Os benéficos dessa prática pode ser percebido nos primeiros meses, promovendo um bem-estar físico e mental.

Percebe-se que o alongamento estático(alongamento parado) é recurso muito utilizado por praticantes de corrida com a finalidade de prevenir lesões ósteo-mio-articulares e retardar o processo de dor muscular. Por esse fato é comum observar inúmeros adeptos da corrida alongando no início e no fim da prática.

No entanto ao começar essa atividade física os participantes devem evitar o alongamento dinâmico ou estático, devido esse ato promover uma redução na força muscular de membros inferiores, que por consequência pode ser um elemento para desencadear um processo lesivo. Isso porque a musculatura está fria e ao sofrer a ação desse procedimento tende a relaxar e  reduzindo a sua capacidade de amortecer o impacto, afetando diretamente a articulação do joelho e quadril.

Vale ressaltar que o alongamento estático antes da corrida é algo incoerente e sem sentido, pois não tem a finalidade de preparar o individuo para a atividade que será executa em seguida.  Em suma o estimulo proporcionado pela prática não se assimila as rápidas contrações que o sistema musculoesquelético é submetido durante a corrida.

Sendo assim o recomenda-se o alongamento dinâmico que estimula o sistema nervoso central e aumenta o fluxo de sangue, aumentando a produção de força e deve estar dentro do aquecimento que é uma alternativa plausível para os praticantes de corrida, por aumentar a temperatura corpórea, a viscosidade muscular, a irrigação sanguínea e  preparar o sistema cardiovascular e pulmonar para o esforço solicitado, preparando o organismo para a prática esportiva.   Assim o aquecimento deve ser realizado de forma progressiva, por meio de caminhadas e trotes até atingir a intensidade de treino planejada com duração de 5 a 10 minutos.

Sendo assim o alongamento é positivo para aumento da flexibilidade,  podendo ser utilizado no final do treinamento de corrida como uma forma de relaxar a musculatura exercitada, colaborando para estiramento das fibras musculares  proporcionando agilidade e elasticidade muscular. Portanto o ideal é aquecer antes da corrida e o alongamento deve ser praticado no fim do treino ou em outro momento do dia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.