Estilos de Decoração de Ambientes Internos: Moderno, Retrô e Clássico
O projeto de interior consiste em planejar as características estéticas e funcionais de ambientes internos. Nele definimos layout (distribuição dos componentes no ambiente), estilo, cores, móveis, iluminação e decoração do espaço trabalhado. É um trabalho minucioso e, muitas vezes, cheio de detalhes que somente um profissional habilitado consegue fazer. Quando se deseja mudar um espaço interno, seja de uma casa ou de um empreendimento comercial, necessita-se da contratação de um arquiteto de interiores para produzir um ambiente ideal para as necessidades do seu usuário.
No momento do atendimento, o profissional fará um levantamento de dados junto ao cliente para conseguir suprir suas exigências e produzir o melhor resultado possível para o ambiente. Um desses dados é o estilo desejado pelo cliente. Esse atributo é uma característica que norteará todas as decisões do projeto, principalmente as estéticas. Normalmente, apresentamos seis estilos básicos. São eles: o moderno; o retrô; o clássico; o contemporâneo; o minimalista; e o rústico.
Neste artigo, abordaremos os estilos Moderno, Retrô e Clássico, com suas principais características e algumas imagens para mostrar sua aplicação.
O estilo Moderno de decoração é geralmente definido por ambientes e mobiliários formados pôr ângulos retos. Nele, também, é comumente utilizado materiais como o mármore, o cromado, a madeira em tons médios e móveis laqueados. Abaixo temos exemplos deste estilo de decoração.
No estilo Retrô, utilizam-se peças originais ou inspiradas nas décadas de 70 e 80. O mobiliário é mais baixo, com pernas pontiagudas (tipo pé-palito) e, geralmente com cores fortes. Este estilo não leva quase nenhum móvel planejado pelo fato de muitas das peças de mobiliário serem de fabricação industrial. Como exemplificação, temos as imagens abaixo.
Já no estilo Clássico, o mobiliário remete a épocas antigas, utilizando muitas linhas curvas e adornos. O brilho, papel de parede e a simetria sempre estão presentes nesse estilo. Utilizam, ainda, lustres de cristais e espelhos com molduras. Estas características estão presentes nas próximas imagens.
Estes são os três primeiros estilos que veremos. No próximo artigo, abordaremos as características dos estilos Contemporâneo, Minimalista e Rústico. Conhecendo estes estilos, podemos ter uma melhor noção de qual preferimos, e, assim, ter maior precisão nas informações passadas ao profissional responsável pelo projeto de interior, tornando o processo de projeto mais preciso e eficiente.
Fonte: Christian Gelati
Conhecendo o Colunista:
Arquiteto e Urbanista, graduado pela UniCesumar (Centro Universitário de Maringá) em 2016; Especialista em Projeto de Interiores e Iluminação pela UniCesumar em 2019; Atualmente, arquiteto responsável pelo escritório Christian Gelati – Arquitetura e Urbanismo, localizado na Av. Martin Luther King nº 2853, em Paranavaí-PR.
Contatos:
WhatsApp/ Cel.: (44) 99860-3311
Instagram: @arqchristiangelati
Facebook: Facebook.com/arqchristiangelati
Site: https://arqchristiangelati.wixsite.com/arqchristiangelati
E-mail: [email protected]