Profissionais em destaque

Exercício físico e a relação com perfil lipídico

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares no mundo matam 17 milhões de pessoas todo ano e em 2002 no Brasil foram de quase 300.000 mortes. Um dos fatores de riscos para desencadear o aparecimento de patologias de ordem cardíaca é a alteração provocada no metabolismo lipídico, o que conhecemos como dislipidemias.

Esse distúrbio metabólico promove alterações nos níveis de lipoproteínas e seus componentes presentes na circulação sanguínea, no qual há a presença de anormalidades nos resultados das taxas de colesterol total (CT), triglicerídeos (TG) e lipoproteínas (LDL e HDL). Ao manter os níveis dentro dos padrões desejáveis reduz o risco do aparecimento da aterosclerose(acúmulo de placas de gorduras nas paredes das artérias).  Assim alterações nos níveis de triglicerídeos e colesterol e fator de risco para o desenvolvimento de um ataque cardíaco e ou acidente vascular cerebral.

Diante dessas circunstancias é necessário a tomada de certos cuidados como a dosagem periódica de sangue, pois a dislipidemia é uma doença silenciosa.  Além disso, é importante alimenta-se corretamente, evitando o consumo em excesso de alimentos riscos em gorduras saturada( de origem animal) optando pelas insaturadas( de origem vegetal), tomar dois litros de água,  evitar de fumar e o consumo de bebidas alcoólicas  e praticar atividade física regular.

No caso do exercício físico diversos estudos tem apontado diminuição nas taxas de CT, LDL e TG, resistência à insulina, massa e índice corporal, além de aumento nos níveis de HDL massa magra e taxa metabólica basal. O exercício físico  induz alterações nos níveis sanguíneos de lipídeos promovendo atividade de enzimas que regulam o metabolismo das lipoproteínas e reduzir os valores de TG plasmáticos em jejum.

Dessa forma, é fundamental evitar o sedentarismo e se alimentar de forma saudável para que seja possível controlar os níveis de colesterol e de triglicerídeos que são um dos elementos que podem provocar o aparecimento de doenças cardíacas

Fonte: Marcelo de Assis

Conheça o Profissional 

Graduado em Educação Física (Licenciatura-Unespar/bacharel-Dom Bosco), Especialista em Educação Física com ênfase em Fisiologia do Exercício (Fatecie), Pós graduação em Lato Sensu em Personal Training (Uninter), Registro Profissional do conselho de Educação Física: 022714-G/PR, Atuação profissional como Personal Trainer e professor de natação.

Contato: (44)99828-3187

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.