Na dor qual usar ? Compressa quente ou fria?
Muitas pessoas podem se beneficiar com essa técnica, como os portadores de condições inflamatórias, lesões, torções, lombalgias, cervicalgias, contusões e outras situações do gênero, dores crônicas nas articulações
A dor é um dos grandes desafios para os praticantes de atividade física, pois muitas pessoas manifestam diferentes formas de dor, tendo características particulares e atingindo inúmeras áreas do organismo. Observa-se que ela pode ser provocada por um trauma, microlesoes musculares, entorse, tendinite, bursite entre outros, mas para cada tipo se tem um tratamento especifico.
Nesse caso vale salientar, a importância da termoterapia superficial e a crioterapia para os indivíduos que manifestam algum quadro doloroso em alguma região periférica do corpo. Sendo assim a primeira se refere a o tratamento por meio do calor e a segunda por meio do frio.
Na termoterapia o tratamento pode ser promovido de maneira elétrica, magnética, química ou mecânica, proporcionando alterações metabólicas. Assim o calor, altera a velocidade metabólica e a atividade excretora, aumenta a vasodilatação periférica, ampliando o aporte de oxigênio, além de facilitar a contração muscular e redução da resistência elástica de estruturas como músculos, ligamentos e tendões, diminuindo o risco de lesões e rupturas. Nas articulações ajuda eleva a produção do líquido sinovial, que hidrata a cartilagem e deixa essa estrutura mais resistente, aumentando a espessura capsular e melhorando a absorção de cargas.
Esse procedimento pode ocorrer usando compressas e bolsas quentes, mantas térmicas, bem como os banhos de imersão em água aquecida e banhos de parafina, além das lâmpadas infravermelhas. Dentre os procedimentos utilizados destaco as compressas e bolsas quentes, por serem de fácil acesso.
Muitas pessoas podem se beneficiar com essa técnica, como os portadores de condições inflamatórias, lesões, torções, lombalgias, cervicalgias, contusões e outras situações do gênero, dores crônicas nas articulações e em qualquer região que o paciente se sinta bem com o calor, pois o calor causa um relaxamento muscular e articular e também a diminui a dor.
No entanto a crioterapia trata-se de técnica terapêutica no qual se aplica o frio no local e que tem como objetivo tratar inflamações e dores no corpo. Ao contrario da termoterapia nesse caso, ocorre uma vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo local, diminui a permeabilidade das células e o edema, sendo muito utilizado no tratamento e prevenção de lesões, bem como para fins estéticos, através do uso de aparelhos específicos, combatendo a gordura localizada, celulite e a flacidez.
Nesse caso em particular friso o uso da compressa fria que é indicada para casos agudos ou seja que ocorreram nas primeiras 48 horas ou que acabaram de acontecer, sendo usada após quedas, pancadas, distensões musculares ou lesões nas articulações. Causando diminuição do inchaço, evitar o hematoma (sangramento interno), diminuir a dor e até mesmo anestesiar a parte afetada.
Fonte: Marcelo de Assis
Conheça o Profissional
Graduado em Educação Física (Licenciatura-Unespar/bacharel-Dom Bosco), Especialista em Educação Física com ênfase em Fisiologia do Exercício (Fatecie), Pós graduação em Lato Sensu em Personal Training (Uninter), Registro Profissional do conselho de Educação Física: 022714-G/PR, Personal Trainer, Prof. de natação, Consultorias online, preparação física p/concurso público.
Perfil do Facebook: Marcelo Assis
Telefone para contato: (44) 9.9828-3187
insta: @marcelopersonalcoach