Profissionais em destaque
Tendência

Porque deve-se fazer uma Avaliação Física antes de iniciar a pratica de atividade física ?

Fonte da Imagem: Mobiloc

A pratica de atividade física atualmente é cada vez mais recorrente e acessível a todos os públicos, independente da faixa etária e sexo.  Sendo  vista, como uma forma de se manter uma boa saúde, níveis de aptidão desejáveis para realizar atividades diárias, bem como proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida.

Nesse sentido, o praticante de almeja alcançar benefícios com a atividade física, deve-se estabelecer objetivos e metas a curto, médio e a longo prazo,  colaborando diretamente para sua aderência na modalidade escolhida. Mas como devemos saber se os objetivos estão sendo superados? E ainda, esses objetivos são possíveis de realizar ?  E a constituição morfológica e o níveis de aptidão física estão adequados para se manter uma boa saúde? E o treino está quantificado em níveis e volumes adequados para gerar alterações e adaptações fisiológicas a ponto de promover ganhos significativos.

Essas dúvidas podem aparecer quando se inicia um programa de treinamento, na academia ou ao ar livre, é são fáceis de serem solucionadas, porque ao procurar um profissional de Educação Física elas podem ser esclarecidas e respondidas. Para isso acontecer deve-se  ter consciência da importância da anamnese, avaliação física, antropométrica e da analise postural pois tais métodos produzem dados cruciais, que promovem de certa forma uma maior segurança para a prescrição do treino e é uma forma de quantificar, dosar e indicar o tipo de exercício físico, duração da sessão de treinamento, bem como, a de se estabelecer de forma papável os objetivos a serem atingidos.

Existem inúmeros outros benéficos em se fazer uma avaliação, um deles que vale destacar é o de  quantificar se os resultados estão sendo alcançados. Além do mais, para fazer a avaliação  de forma correta, deve-se apropriar de  protocolos a serem seguidos e orientações.  O praticante deve , procurar fazer sempre no mesmo horário, com vestimentas adequadas, evitar praticar exercício em um intervalo de  8 horas e procurar fazer uma avaliação em media de 2 a 3 meses, com a finalidade de observar de maneira objetiva se o treinamento está surtindo o efeito esperado, ou se precisa priorizar certo tipo de grupamento por estar mais desenvolvido que outros.Ainda  é possível notar, se a  flexibilidade está adequada ou identificar a existência de encurtamento de alguma estrutura muscular, bem como se a resistência muscular a capacidade de  de sincronização de fibras musculares  estão ocorrendo de forma correta.

Vele ressaltar, que antes de qualquer pratica física deve-se buscar um profissional para fazer uma avaliação.  Mas  para isso ocorrer, o individuo deve procurar agendar uma avaliação física na academia ou como algum profissional de Educação física que realiza consultoria. Os preços  podem variar de 40 a 90 reais,  a  região e os itens a serem avaliados podem alterar esse valor . Dessa forma, é indicado realizar avaliações periódicas para melhorar a performance e se observar se o treinamento esta dosificado de  forma correta, além de facilitar a periodização do treino.

Fonte: Marcelo de Assis

Conheça o Profissional 

Graduado em Educação Física (Licenciatura-Unespar/bacharel-Dom Bosco), Especialista em Educação Física com ênfase em Fisiologia do Exercício (Fatecie), Pós graduação em Lato Sensu em Personal Training (Uninter), Registro Profissional do conselho de Educação Física: 022714-G/PR, Atuação profissional como Personal Trainer e professor de natação.

Contato: (44)99828-3187

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.