A tecnologia pode colaborar para que as pessoas fiquem mais sedentárias?
As constantes mudanças e avanços na tecnologia, na área econômica priorizam a praticidade na vida diária, influenciando a vida de todos, tanto positivamente como negativamente. Diante de inúmeras inovações observa-se uma considerável queda qualitativa na vida das pessoas, decorrente a baixa inatividade física associado ao estresse e a má alimentação.
Observa-se que a vida moderna acaba exigindo um aumento excessivo da jornada de trabalho, maior especialização profissional para uma melhor produção e melhores resultados. Consequentemente, ocorre uma redução do tempo livre destinado ao lazer de forma geral e ainda desencadeiam uma série de descuidos com a saúde, como alimentação inadequada, pouca ou nenhuma prática de exercício físico, diminuição da convivência familiar, entre outros. Assim comprometendo a qualidade de vida desses indivíduos e de seus descendentes.
Nota-se que existente uma contradição entre o avanço dos processos tecnológicos e um regresso na qualidade de vida de indivíduos, pois a tecnologia promove praticidade e comodidade para as pessoas, ao invés utilizarem esse tempo ocioso para praticarem atividade física e cuidar da saúde, muitos escolhem adotarem um estilo de vida sedentário, uma alimentação rápida e prática, buscando ganhar tempo para o trabalho, mas prejudicando a saúde.
No entanto a tecnologia pode ser um aliado para o ser humano, desde que seja utilizada em beneficio da saúde, diminuindo o tempo de trabalho sem prejudicar a produção, deixando um tempo para realização de outras atividades, que sejam capazes de promover uma melhoria na qualidade de vida. Assim a tecnologia pode ser uma ferramenta excelente, sendo usada para auxiliar a pratica de atividade física, como os aplicativos de corrida, os de monitoramento de frequência cardíaca, de controle de calorias e os organizadores de rotinas. Tais recursos, pode facilitar e melhorar a performance no treino e organizar o dia para que destine-se tempo para outras atividades importantes.
Diante desta realidade, a tecnologia deve ser usada de forma consciente e com a finalidade de aumentar o desempenho e renda. Diminuindo o tempo destinado ao trabalho, facilitando para que as pessoas tenham mais tempo e busquem uma alimentação equilibrada e bem distribuída durante o dia, descanso adequado, prática de alguma atividade física regular.
Fonte: Marcelo de Assis
Conheça o Profissional
Graduado em Educação Física (Licenciatura-Unespar/bacharel-Dom Bosco), Especialista em Educação Física com ênfase em Fisiologia do Exercício (Fatecie), Pós graduação em Lato Sensu em Personal Training (Uninter), Registro Profissional do conselho de Educação Física: 022714-G/PR, Atuação profissional como Personal Trainer e professor de natação.
Contato: (44)99828-3187